Notícia

Participantes avaliam VII Seminário: índice de aprovação é alto

Pesquisa realizada pelo BoletIN apontou alto índice de satisfação do público participante com o VII Seminário do Projeto Integralidade, realizado em novembro passado. Mesas e debates superam expectativas

O VII Seminário do Projeto Integralidade foi um sucesso absoluto também para os participantes. O evento, realizado em novembro passado, foi avaliado pelos internautas através de um formulário presente no BoletIN entre os meses de dezembro e janeiro de 2008. Pesquisadores, alunos e profissionais da Saúde consideraram que as mesas e debates do evento superaram as expectativas.
 
Os temas abordados pelas mesas supriram as demandas de 52,5% do público. As experiências apresentadas durante as palestras e debates surpreenderam para 65% dos espectadores: o conteúdo dos assuntos propostos superou as expectativas. “As discussões foram atuais e relevantes”, comentou a professora do Centro Universitário Metodista do Sul (UFRGS) Silvia Regina Ferreira. “Cada palestrante nos fez retomar a reflexão sobre o cuidado e a escuta”, completou Flávia Firmino, docente da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), UNIRIO. Eleide Farhat (UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, de Santa Catarina) apontou a capacidade de “demonstrar a possibilidade de intercâmbio de experiências inovadoras vindas de diferentes localidades, relacionadas à integralidade, compreendendo os eixos pesquisa-ensino-serviços” como um dos pontos altos do VII Seminário.
 
A interatividade teve um papel importante do começo ao fim do evento. “As inscrições via internet e a confirmação imediata foram bastante eficientes. Fácil acesso e rápida de fazer”, afirmou a psicóloga Gabriela Guerra. Leiliana dos Santos, estudante de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), destacou a “preocupação de nos mantermos informados sobre o evento via BoletIN, com matérias publicadas logo após as mesas-redondas”. Para Elysangela Dittz, enfermeira do Hospital Sofia Feldman (MG), a transmissão online em tempo real possibilitou quem não pôde vir ao Rio de Janeiro acompanhar o VII Seminário do Projeto Integralidade in loco. “Não deixem de oferecer essa possibilidade. Assim, tem-se conseguido favorecer o acesso a várias pessoas que não puderam comparecer”. A transmissão ainda pode ser conferida nos endereços http://www.redefiocruz.fiocruz.br/janelademanda.php?rpm=20071128.rpm (Primeiro dia), http://www.redefiocruz.fiocruz.br/janelademanda.php?rpm=20071129.rpm (Segundo dia) e http://www.redefiocruz.fiocruz.br/janelademanda.php?rpm=20071130.rpm (Último dia). 
 
Na pesquisa de opinião, alguns internautas solicitaram a abertura do Ateliê do Cuidado ao público. “São experiências que devem ser compartilhadas. Deixo a sugestão de fazer esta atividade aberta”, diz Cinthia Caetano Fujii, enfermeira do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS). A coordenadora do LAPPIS Roseni Pinheiro estuda mudanças para o formato do Ateliê do Cuidado, que em 2008 promoverá ciclos por meio de disciplina e mesas redondas, com debates sobre temas que dão continuidade aos desdobramentos do Seminário e das pesquisas. “O Ateliê do Cuidado vai retomar como uma atividade acadêmica do grupo de pesquisa. Mensalmente, vamos trazer um pesquisador convidado para mediar um ciclo de debates, que vai permear discussões que relacionem ensino-pesquisa-serviço. Será aberto ao público”, diz a coordenadora. “No ano passado, o fechamento do Ateliê se deu devido a uma solicitação dos participantes para apresentar integralmente os trabalhos em um grupo menor, visando discutir sobre a análise com vistas à publicação na íntegra, sei que muitas pessoas não gostaram, mas devo dizer que os autores dos trabalhos selecionados, adoraram a possibilidade de um debate em cima dos textos de forma integral” completou Roseni.
 
Noventa por cento dos participantes sugeriram manter a periodicidade anual do evento. “O fato de o Seminário ser gratuito possibilita um acesso universal entre profissionais, professores e estudantes, principalmente para aqueles que são de outras localidades. Parabenizo o LAPPIS por esta iniciativa!”, comemora a enfermeira Fernanda Codorva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “O evento foi apresentado com nível democrático, sem ônus, valorizando atores já consagrados e novos expoentes”, afirma novamente Eleide Farhat (UNIVALI). O balanço final é positivo, no qual 97% do público pretendem participar do próximo Seminário do Projeto Integralidade.

 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*