Confira na íntegra a entrevista com Stela Saraiva Campos integrante do Núcleo de Pesquisas da Universidade Federal de Juiz de Fora, que participou da Oficina Técnica de construção coletiva da pesquisa multicêntrica.
BoletIN – Qual foi o ponto de partida da pesquisa que envolve a questão dos usuários da saúde?
Stela Saraiva Campos –A pesquisa partiu da análise de dados secundários do Sistema Único de Saúde (SUS). Percebemos então, qual seria o desfecho que permeia a questão da busca do usuário aos cuidados de saúde e observamos que esses resultados estão diferenciados de pesquisas anteriores. Houve diminuição na internação dos usuários e a partir dos resultados que se referem a indicativos do sistema, nós observaremos o que de fato ocorre na vida deles. Para que sejam geradas internações em detrimento das condições que se consideram sensíveis ao atendimento ambulatorial.
BoletIN – Qual a relação da pesquisa da qual se dedica a questão do cuidado na integralidade?
Stela –A partir da oficina que foi realizada discutimos melhor e seguiremos com a investigação de dados. A princípio, partimos da hipótese que de que o usuário define sua posição enquanto parte do sistema cuidador. Muitas vezes não se percebe sua importância no processo de busca do cuidado na saúde. Por essa razão não apenas o sistema define o resultado de um cuidado como também o próprio usuário influencia nesta escolha.
BoletIN – Qual a importância da parceria com o Lappis nas pesquisas da UFJF?
Stela –Parcerias são de fundamental relevância, especialmente a que possuímos com o Lappis. Estas são importantes no sentido de contribuir para otimizar as pesquisas e resultados obtidos e realizados na Universidade Federal de Juiz de Fora. Graças a esta oficina, por exemplo, vamos construir e compreender melhor sobre qual será a contribuição dos usuários em questão e de que maneira eles interferem nos resultados. Trata-se de um caminho de duas vias. Pesquisamos quais são os instrumentos que constituem o sistema relacionado ao cuidado e agora buscamos investigar como o usuário se articula em relação ao cuidado que a eles é oferecido
Seja o primeiro a comentar