Notícia

Parceria NUCEM-LAPPIS: Fundamental para as práticas avaliativas da Integralidade

O Núcleo de Cidadania da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-NUCEM) reiterou a parceria com o LAPPIS em reunião na última semana de março. Encontro foi realizado após palestra de Roseni Pinheiro sobre Práticas Avaliativas na Integralidade.

“Uma parceria auspiciosa e profícua”. É assim que Roseni Pinheiro define a relação entre o Núcleo de Cidadania da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-NUCEM) e o LAPPIS. A reunião de pesquisa comparada e complementar, com vistas a se repensar a avaliação dos programas de saúde da família integrando os usuários como partícipes ativos no desenvolvimento das ações, foi realizada no último dia 26 de março com o intuito de reafirmar a integração de ambas instituições.
 
Segundo a coordenadora do LAPPIS, a razão da parceria com o NUCEM é proveniente de afinidades teóricas e metodológicas no que concerne o desenvolvimento de metodologias avaliativas centradas nos usuários. Roseni destaca também a participação do professor Paulo Henrique Martins no processo. “Martins é um grande mestre e pesquisador, estou muito contente com suas contribuições, e entendo que a recíproca é verdadeira. Ele trouxe a discussão de redes sociais para o Brasil, o que nos oferece possibilidades teóricas interessantes e fundamentais para o campo da saúde coletiva contar com sua participação como pesquisador associado do LAPPIS”.
 
altFruto do encontro na oficina técnica de atenção básica e práticas avaliativas da atenção básica, realizado em fevereiro no Rio, a coordenadora do LAPPIS destacou a importância do itinerário terapêutico como práticas avaliativas de integralidade na atenção básica em saúde.Para Paulo Henrique Martins, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do NUCEM, as pesquisas de redes no itinerário terapêutico são necessárias para repensar a avaliação, que deve ser realizada também com a participação efetiva do usuário. “Precisamos aproximar as pesquisas, trabalhar com grupos focais e considerar a reflexibilidade do usuário. A avaliação da Atenção Básica pode ser repensada a partir da valorização de quem usa o sistema de saúde”, afirma. Martins divulgou ainda o seminário “Saúde, Redes e Determinantes Sociais”, que será realizado na UFPE em 19 de junho de 2008, como uma “apresentação da parceria NUCEM-LAPPIS”. A coordenadora do Laboratório concorda com o professor: “A parceria com o NUCEM é fundamental para aprofundar nossas discussões sobre as praticas avaliativas de integralidade em saúde”.

 
O seminário Saúde, Redes e Determinantes Sociais será precedido pelo Seminário de Sensibilização, a ser realizado no dia 20 de junho. Ambos fazem parte de uma série de eventos que serão apresentados durante os anos de 2008 e 2009, com o apoio do NUCEM e LAPPIS.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*