Notícia

Parceria fortalece educação permanente em saúde no Médio Paraíba

Acordo de cooperação entre Lappis e CIR-MP irá contribuir com desenvolvimento da política de educação permanente.
Um acordo de cooperação entre o Lappis e o Centro de Integração Regional do Médio Paraíba (CIR-MP) foi firmado na última quinta-feira, 19 de setembro, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento da política de educação permanente em saúde da região.

Para desenvolver o Programa de Fortalecimento de Qualificação Profissional da Saúde da Região do Médio Paraíba, serão realizados seis cursos: Educação Permanente,  Álcool e drogas, Geriatria e Gerontologia, Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde Mental, este último envolverá também a região do Centro Sul  e da Baia de Ilha Grande. 

De acordo com a coordenadora do Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies), Marta Gama, a parceria com a Uerj, através do Lappis,  é um momento relevante na qualificação e potencialização das ações de educação permanente no Médio Paraíba. “Esse projeto é uma iniciativa das duas partes envolvidas. Para nós é muito gratificante o trabalho que será desenvolvido. Além dos cursos, vamos desenvolver uma publicação da experiência e da história da educação permanente na região. É um momento importante e uma nova etapa", ressalta.

Já a secretária de educação de Piraí, Conceição de Souza, entende que o Lappis ajudará no enfretamento dos desafios da implementação da política de educação de saúde na região.  “Instituir a política de educação permanente na região não tem sido uma tarefa fácil. Há dez anos trabalhamos com grandes dificuldades para poder estar executando e operacionalizando a educação permanente na região. Nessa parceria com o Lappis, visualizamos uma forma de viabilizar esse processo de forma mais eficiente”, avalia.
De acordo com a coordenadora do Lappis,  Roseni Pinheiro, para contribuir com o desenvolvimento da saúde na região do Médio Paraíba, o Lappis desenvolveu cursos de fortalecimento entre ensino, ações e serviços do setor e nesta nova etapa, "o conjunto de cursos representa um desafio de Integração e a oferta deste conjunto de cursos certamente irá contribuir com o processo de fortalecimento da política de educação permanente na região".

REUNIÃO –Participaram da reunião realizada no Centro de Estudos em Saúde Coletiva (Cepesc/Uerj), a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro (IMS/Uerj), a coordenadora do Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies), Marta Gama de Magalhães e a secretária Municipal de Saúde de Piraí e membro da diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems), Maria da Conceição de Souza Rocha.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*