A gravação ao vivo completa da mesa está disponível no Canal Comunica IMS e tem acesso direto aqui pelo portal Lappis.
Os professores convidados Ana Maria Costa e Eduardo Levcovitz elogiaram a iniciativa e a profundidade do debate na mesa que abordou questões sobre o poder legislativo brasileiro e o SUS, realizada no auditório do Instituto de Medicina Social/UERJ, no dia 29 de maio. O evento também teve a presença do professor Gastão Wagner Campos (Medicina Preventiva, Unicamp/SP) e coordenação da professora Roseni Pinheiro (IMS-UERJ). A gravação ao vivo da mesa está disponível no Canal Comunica IMS, com acesso direto ao final deste texto.
Para a presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Ana Maria Costa, a iniciativa de fazer este debate é essencial e importante para agregar forças políticas e grupos sociais comprometidos em aprofundar a democracia neste momento político nacional. “Conseguimos retomar uma conversa que está faltando no cenário acadêmico e no cenário político nacional. É um início, uma possibilidade de brotar daqui uma nova configuração hegemônica de resistência a esse contexto de ruptura e de perdas em relação ao direito universal à saúde e aos direitos sociais de uma forma geral”. Ela torce para que a ideia se alastre por outras universidades.
O professor Eduardo Levcovitz, representante da OPAS/OMS no Uruguai, considera que este tipo de debate aberto, com três diferentes perspectivas e experiências, é necessário. O resultado é interessante para quem participou e útil para o Instituto (IMS/UERJ). “Fazia tempo que eu não tinha a oportunidade de discutir questões críticas da política e da economia mais profundamente”, assegurou.
Legislativo Brasileiro (PEC 451 e PL 4330): O SUS passado, presente e futuro (Canal IMS Comunica)
https://www.youtube.com/watch?v=C6rvND69lN4
Seja o primeiro a comentar