SÍTIO AVANÇADO NORTE

Oficina de textos em Rio Branco

acre_cdgsus_2.jpgExperiência do CDG-SUS será registrada em livro

O Lappis volta ao Acre. Desta vez, para uma oficina de produção de textos sobre a experiência do CDG-SUS em Rio Branco. Participam do encontro, que começou na quinta, 4, e se encerra hoje, sexta-feira, cerca de 20 pessoas que estiveram envolvidas no curso em 2012, especialmente os integrantes do núcleo gestor e tutores, que envolvem profissionais de saúde e professores, além de estudantes dos cursos de Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina da Universidade do Acre e da Uninorte.

acre_cdgsus_1.jpgO objetivo é fazer leituras, correções e acertos nos textos que irão compor o livro a ser lançado em junho contendo registro sobre a execução do CDG-SUS no estado e sobre a pesquisa realizada pelo Lappis sobre as áreas programáicas da Secretaria Municipal de Saúde.

Os textos foram construídos coletivamente pelos participantes e abordam a história da Semsa-Rio Branco, a concepção do CDG-SUS local, a experiência da tutoria, a avaliação dos cursos, entre outros temas.

Para Osvaldo Leal, professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), a presença da maioria absoluta dos participantes do curso é um bom sinal. “Significa que essas pessoas estão interessadas em continuar o trabalho e, claro cumprir com o compromisso assumido de fazer a documentação da riqueza que foi o CDG-SUS aqui em Rio Branco e no estado do Acre”, diz.

O acadêmico do curso de Saúde Coletiva e integrante do Departamento de Gestão de Pessoas na Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), Luis Felipe Pereira de Andrade, considera todo esse processo um grande experiência. “Tudo isso me trouxe uma perspectiva diferenciada, principalmente, no que diz respeito à gestão de pessoas”, comenta. “Eu não percebia a gestão de pessoas para além da folha de pagamento, por exemplo. E agora, através de ações concretas ao longo dos últimos dois anos, eu pude ver que é muito mais que isso”.

acre_cdgsus_4.jpgSobre a oficina desta semana, Luis Felipe diz ainda que compartilhar experiências sobre o Sistema Único de Saúde é um “aprendizado prazeroso”. “O que estamos vivenciando aqui me coloca na situação de aluno-aprendiz que está ajudando a produzir alguma coisa. E essa é uma experiência sem igual”, conclui.

Sobre o CDG-SUS

O CDG-SUS-Acre é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis – IMS/UERJ). A proposta baseia-se na integralidade em saúde, na centralidade no usuário, na gestão participativa e no planejamento em saúde.  O conhecimento é construindo a partir da vivência das pessoas e baseado na problematização de situações.

Elaborado inicialmente em 2009, com o apoio financeiro do Ministério da Saúde e as diretrizes da política nacional de educação permanente, alcançou mais de 50 municípios no Estado do Mato Grosso sob a coordenação dos professores Julio Müller e Fátima Ticianel, do Núcleo de Desenvolvimento em Saúde / Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso. No Estado do Rio de Janeiro, o curso foi  realizado em 2011/2012, pela parceria entre o Lappis, o Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense, Cosems-RJ e Universidade Federal do Mato Grosso.

Com informações e fotos de Juliana Lofego

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*