CDGSUS ACRE

Alunos pedem CDG-SUS permanente em Rio Branco

CDG-SUS Ac turma 6_2_2.jpgParticipantes do Curso de Desenvolvimento Gerencial para o SUS em Rio Branco – AC sugerem que a formação continue como ação permanente da Secretaria Municipal de Saúde. A turma que encerra o curso nesta semana soma-se aos mais de 130 alunos que já passaram CDG-SUS/Acre este ano, entre gestores, profissionais, usuários e conselheiros de saúde.  

O curso formou três turmas, cerca de 70 alunos, no mês de julho. “Este mês foi puxado, mas é um movimento excelente, com retorno e resultados muito bons. Agora as pessoas estão pedindo o CDG-SUS permanente, de tão bom que está!”, conta a organizadora do CDGSUS/Acre Dani Tonelly. As turmas atuais contam também com participantes da Secretaria de Estado de Saúde e de outros municípios, para contribuir com a diversidade de experiências.
 
CDG_SUS_Ac_turma_6_1.jpgProfissional de saúde do hospital estadual do município de Manoel Urbano, Hemerson Stênio de Almeida achou interessante a diversidade dos alunos nas turmas, com gestores e trabalhadores de vários perfis. “A metodologia é fantástica, com textos e material muito bom, é um conhecimento eterno que a gente vai levar…. Vou tentar levar a experiência para o meu município, para aprimorar o trabalho”, diz, entusiasmado. 

A experiência no CDG-SUS está mobilizando Xavier César de Lima, usuário  e trabalhador da Saúde (auxiliar administrativo da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha) a participar dos Conselhos Populares de Saúde – COPS. “No meu bairro vai inaugurar um Centro de Saúde e estou interessado em participar do COPS, que ainda não tem lá”. Com isso, ele pretende contribuir com a continuidade das ações previstas no curso. “As redes explicativas e estudos de caso que estamos fazendo têm que continuar,  para que o usuário seja visto e considerado”, explica.

CDG_SUS_Ac_turma_6_3.jpgXavier Lima considera o Curso uma ferramenta muito útil, que pode ajudar no seu trabalho, na forma de acolher as pessoas, saber conhecer as dificuldades do próximo. “Entender mais sobre o Sistema Único de Saúde, que é o SUS, conhecendo e presenciando as histórias das outras pessoas tem sido muito produtivo e de muita valia”.
 
O que é o CDG-SUS
 
O CDG-SUS- Acre é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis – IMS/UERJ). A proposta baseia-se na integralidade em saúde, na centralidade no usuário, na gestão participativa e no planejamento em saúde.  O conhecimento é construindo a partir da vivência das pessoas e baseado na problematização de situações.
 
Elaborado inicialmente em 2009, com o apoio financeiro do Ministério da Saúde e as diretrizes da política nacional de educação permanente, alcançou mais de 50 municipios no Estado do Mato Grosso sob a coordenação dos professores Julio Müller e Fátima Ticianel, do Núcleo de Desenvolvimento em Saúde / Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso. No Estado do Rio de Janeiro, o curso foi  realizado em 2011/2012, pela parceria entre o Lappis, o Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense, Cosems-RJ e Universidade Federal do Mato Grosso.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*