Notícia

As atrações do Espaço Saúde & Letras

DSC01844.jpgMostra de filmes, debates e lançamento de edital no domingo

Cinema é a maior diversão, inclusive dentro do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O Espaço Saúde & Letras, da ABRASCO com Fundação Fiocruz, tem exibido os títulos mais recentes do acervo da VídeoSaúde e Selo Fiocruz e chamado a atenção dos participantes do ABRASCÃO. O local está sempre lotado e, além da mostra de filmes, abriga ainda lançamento de livros e debates com autores e pesquisadores.

DSC01823.JPGNa tarde de sexta-feira, aconteceu o lançamento dos títulos “Cinematógrafo Brasileiro em Dresden (Produção: COC e Icict/Fiocruz)” e “Baniwa – Uma História de Lutas (Produção: COC/Fiocruz)”, ambos do selo Fiocruz. “Esse é um espaço estratégico, não está restrito às salas e reúne profissionais nas mais diversas áreas para trocar ideias, dialogar a partir dos filmes, conhecer o nosso acervo”, disse Tânia Santos (foto), coordenadora da VideoSaúde.

Pauliran Freitas, também da ViodeoSaúde, reforça que o espaço é uma oportunidade de apresentar para gente de todo o país a riqueza do acervo com sede no Rio, todo ele relacionado à saúde pública. “E a possibilidade de parceria, que a gente está sempre disposto a fazer”, acrescenta.

Durante a mostra no ABRASCÃO, eles vão aproveitar para realizar uma pesquisa de opinião sobre a VideoSaúde e o Selo Fiocruz junto aos congressistas. “Esses encontros são fundamentais como análise do nosso processo de trabalho”, completa Tânia.

Agende-se: debate e edital

Domingo, dia 18, o Espaço Saúde & Letras recebe o debate “Novas Mídias na Saúde e Acesso Livre”, com a participação de Abel Parker (SciELO), Roseni Pinheiro (Lappis-IMS/UERJ) e Umberto Trigueiros (Icict/FIOCRUZ).  O debate está marcado para as 11h30min. E, após o debate, às 14h, Umberto Trigueiros, diretor do ICICT, fará o lançamento do novo Edital do Selo Fiocruz. 

Segundo Tânia, trata-se de estimular e fomentar a produção audiovisual e a realização independente de vídeos, destinando recursos integrais para a produções que tenham a saúde como temática. “De acordo com um levantamento que fizemos, a grande maioria das produções audiovisuais sobre saúde ainda é realizada pelo Estado”, diz. “E, além de democratizar recursos, nós queremos estimular novos produtores e trazer um outro olhar, menos institucional, para a área”.

O Edital é iniciativa do Selo Fiocruz Vídeo, coordenado pela Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação, e executado pela VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz.

Para conhecer o acervo da VideoSaúde, clique aqui.

Para conhecer o acervo do Selo Fiocruz, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*