Notícia

NUCEM e LAPPIS participam do I Encontro Anti-utilitarista de Recife

altPaulo Henrique Martins (NUCEM/UFPE), Roseni Pinheiro (LAPPIS) e a pesquisadora Tatiana Coelho participaram do I Encontro Anti-utilitarista de Recife, que aconteceu nos dias 7 e 8 de maio. O objetivo do evento foi reunir um centro de produção relevante de teses anti-utilitaristas com um público interessado no debate tanto na academia como no interior da sociedade civil.

O auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (CCSA – UFPE) foi o palco do I Encontro Anti-utilitarista de Recife, que aconteceu entre os dias 7 e 8 de maio. Com o questionamento “é possível uma outra forma de viver que seja mais solidária?”, o objetivo do encontro foi reunir um centro de produção relevante de teses anti-utilitaristas com um público interessado no debate tanto na academia como no interior da sociedade civil.

 
altEsse público era composto por representantes de várias Universidades brasileiras, entre eles, Paulo Henrique Martins (Núcleo de Cidadania/NUCEM/UFPE) e a coordenadora do LAPPIS Roseni Pinheiro, que moderou a mesa “Humanização na Saúde”. O evento ainda discutiu assuntos variados, como educação e mudança social; mudanças ambientais e sustentabilidade; segurança, violência e ação pública; e economia solidária.
 
Sobre o Encontro
 
A crise mundial coloca com muita pertinência a importância de se aprofundar a crítica teórica de temas como modernização, inovação tecnológica, políticas públicas, participação democrática, movimentos sociais e formação de esferas públicas locais.
 
A realização de um balanço provisório das teses, dissertações, pesquisas e outros trabalhos produzidos desde uma perspectiva antiutilitarista, no atual momento, no mundo iberolatinoamericano, constitui uma iniciativa importante para se avaliar as forças, as perspectivas e os conhecimentos disponíveis para se avançar nesta crítica teórica.
 
A realização deste primeiro encontro na cidade do Recife se justifica pelo fato desta cidade constituir, neste momento, um centro de produção relevante de teses anti-utilitaristas com um público ativo interessado no debate tanto na academia como no interior da sociedade civil. O objetivo desta iniciativa é de estimular novas reuniões, voltadas para divulgar as teses e experiências anti-utilitaristas em diversos domínios do conhecimento, junto a públicos presencias e virtuais de outros centros nos quais vem ocorrendo igualmente o surgimento de redes.
 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*