Notícia

Nova edição online e impressa da revista Trabalho, Educação e Saúde

Capa_RevTES_v11n2_Web.jpgA revista Trabalho, Educação e Saúde, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, que se dedica a contribuir para a consolidação da educação profissional em saúde, acaba de publicar suas versões impressa e eletrônica. Você pode acessar livremente nos sites www.epsjv.fiocruz.br e www.scielo.br/tes.

Nesta nova edição, no ano em que completa 10 anos de existência, a revista desvela características dos processos históricos que constituem construções sociais naturalizadas no discurso hegemônico, mediante a reflexão em textos que tratam sobre divisão do trabalho no capitalismo, no qual a mulher ocupa lugares desvalorizados na hierarquia profissional, e sobre usos e significados da expressão 'qualidade de vida' em discursos contemporâneos de saúde.

A revista discute também o tema diretrizes curriculares na saúde, abordando políticas de educação profissional, formação por competência e o princípio que situa a saúde como direito. Traz ainda reflexões sobre metodologia de ensino, sinalizando tendências à redução dessas políticas ao plano das ações compensatórias e emergenciais, o que diminui potencialmente a possibilidade de superação do ciclo  da desigualdade.

No segundo fascículo deste ano, Trabalho, Educação e Saúde discute também os desafios que uma rede de atenção em saúde mental impõe a seus coordenadores, mapeando obstáculos tais como a desarticulação entre a atenção primária, atenção hospitalar e serviços substitutivos, e efeitos da educação em saúde em face do envelhecimento, partindo de um programa de educação popular em saúde.

Serviço:
Revista Trabalho, Educação e Saúde – vol. 11, nº 2, maio 2013.
Nos sites: www.epsjv.fiocruz.br e www.scielo.br/tes
Mais informações: e-mail: revtes@fiocruz.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*