Em nota oficial, a Comissão de Ciências Sociais e Humanas da Abrasco, Comissão Científica e Coordenadores/as de GTs do VI Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, se posicionam o movimento de mudança junto ao CNPQ que pretende alterar a composição do comitê assessor de Saúde Coletiva e Nutrição neste mesmo órgão, aumentando a representação e a destinação de recursos para a área de Nutrição, retirando a vaga de Saúde Coletiva. Confira a nota de repúdio na íntegra.
"Nós, Comissão de Ciências Sociais e Humanas da Abrasco, Comissão Científica do VI Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, e coordenadores dos Grupos Temáticos do VI Congresso, fomos informados dia 28 de Junho de 2013, de iniciativa de setores da área de Nutrição de, rompendo com pactos históricos, alterar a composição do comitê assessor de Saúde Coletiva e Nutrição do CNPq, aumentando a representação e a destinação de recursos para a área de Nutrição, às expensas da área de Saúde Coletiva.
Recebemos essa notícia com surpresa e consternação, sendo essa iniciativa totalmente contrária à trajetória de cooperação entre as duas áreas, evidenciada, entre outros fatos, pela existência de um Grupo de Trabalho de Nutrição e Alimentação na própria Abrasco, pelo apoio irrestrito que a Saúde Coletiva deu à criação da área de Nutrição no âmbito da CAPES e pelo extenso histórico de trabalho colaborativo com pesquisadores de destaque que transitam entre as duas áreas.
Felicitamos o campo da Alimentação e Nutrição brasileiro pelo seu crescimento, e acreditamos que devemos todos lutar por mais recursos para a pesquisa nas duas áreas, mas repudiamos a tentativa de fazê-lo unilateralmente às custas da canibalização de recursos já escassos para a Saúde Coletiva, e sob o argumento falso de estagnação da mesma, que tem se mostrado cada vez mais produtiva e presente no cenário acadêmico nacional e internacional.
Pedimos ao CNPq e aos próprios colegas da área de Nutrição que não prossigam com essa iniciativa divisiva, imediatista e estreita, que trará graves prejuízos para ambas as áreas.
Confiamos que o bom senso prevalecerá."
Nota de autoria da Comissão de Ciências Sociais e Humanas da Abrasco, Comissão Científica e Coordenadores/as de GTs do VI Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.
Seja o primeiro a comentar