Notícia

Ministério da Saúde abre inscrições de trabalhos para 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e do 3º Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família.

As inscrições de trabalhos para a 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e do 3º Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família foram abertas em janeiro pelo Ministério da Saúde, através do site

 www.saude.gov.br/dab. O evento tem por objetivo incentivar, divulgar e valorizar o trabalho das mais de 28 mil Equipes da Saúde da Família, que atendem mais de 88 milhões de brasileiros, na Atenção Básica à Saúde.
A estratégia Saúde da Família, presente em praticamente todo o território nacional, é uma das políticas públicas sociais que tem ampliado o acesso ao Sistema Único de Saúde a milhões de brasileiros, por meio das práticas preventivas, de promoção, de tratamento e reabilitação, de maneira resolutiva.

A 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família integra as comemorações dos 15 anos de implantação da estratégia Saúde da Família no país. Das 345 equipes iniciais, em 1993, hoje a Saúde da Família representa um contingente de profissionais. Os Agentes Comunitários de Saúde já somam mais de 220 mil profissionais qualificados. Frente a todo este universo de trabalhadores – cada um deles atuando numa realidade própria e, conseqüentemente, chegando a soluções diferentes e criativas – o Ministério da Saúde quer possibilitar o compartilhamento do conhecimento e experiências que acontecem nas diferentes regiões do país, onde, por meio de sua sistematização, amplie-se os elementos que subsidiem a qualificação da Atenção Básica no Brasil.

Propiciar espaços de aperfeiçoamento das práticas profissionais em Atenção Básica/Saúde da Família, por meio do intercâmbio de experiências; contribuir para a sustentação da AB/SF como política de organização das Redes de Atenção do SUS; ampliar o debate sobre Atenção Primaria à Saúde por meio da troca de experiências nacionais e internacionais; integrar ensino/serviço na capacitação, formação, educação permanente para AB/SF; promover atualização sobre temas relevantes para as praticas em Atenção Básica; identificar, divulgar e premiar experiências exitosas que contribuam para o fortalecimento da Saúde da Família no Brasil são alguns dos objetivos propostos pela mostra.

O público-alvo do evento é composto por gestores, Equipes de Saúde da Família, coordenações municipais e estaduais, instituições de ensino, pesquisa e entidades afins de todo o Brasil, além de instituições internacionais.
As inscrições dos trabalhos estão abertas, no site www.saude.gov.br/dab, até o dia 30 de Março. A Mostra ocorrerá entre os dias 05 e 08 de agosto de 2008, em Brasília, quando serão conhecidos os trabalhos vencedores.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*