"Saúde Suplementar, Biopolítica e Promoção da Saúde" é o livro lançado pela editora HUCITEC, fruto de uma pesquisa multicêntrica envolvendo profissionais do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, financiados pelo CNPq/ANS. Organizado por Carlos Dimas Martins Ribeiro, Aluísio Gomes da Silva Junior, Túlio Franco, Rita de Cássia D. Lima e Cristina Setenta Andrade, o livro trata da análise de programas de promoção da saúde e prevenção de doenças, desenvolvidos por operadoras de planos de saúde suplementar. Discute a promoção da saúde tomando como base o conceito de biopoder – um poder sobre a vida, que se exerce por meio da regulação dos corpos, instituindo-lhes formas de existência de fora para dentro. O controle dessas formas de existência é chamado biopolítica, que pode ser exercida pelos próprios sujeitos e a partir deles produzir alternativas de vida, expressão das suas singularidades, a fim de encontrar em si mesmo o substrato para uma nova saúde.
Seu lançamento aconteceu no I Seminário Internacional Saúde Coletiva, Bioética e suas Multiplicidades, realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) em dezembro de 2011, que, de acordo com os organizadores do evento, concretizou seu principal objetivo de criar redes de cooperação nacional e internacional, reconhecendo as diferenças e o comum, para o desenvolvimento do trabalho em conjunto de docentes e alunos.
O professor Aluísio Gomes da Silva Jr. coordenou a mesa "Quem somos, o que fazemos e a perspectiva de uma rede de cooperação", que cuidou da apresentação dos programas de pós-graduação e linhas de pesquisa representadas no seminário.
Seja o primeiro a comentar