CDGSUS RIO DE JANEIRO

Lappis promove Oficina em Teresópolis

Imagem_014A Oficina de Tutores para a atualização de conteúdos e das estratégias pedagógicas que serão utilizadas nos treinamentos regionais previstos para o primeiro quadrimestre de 2012 aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro em Teresópolis.

Cerca de onze participantes definiram as datas em que poderão ministrar os treinamentos, de acordo com o calendário proposto, com o intuito de reformular os desafios das políticas de saúde no estado do Rio de Janeiro.
 

Depois do sucesso do Curso de Desenvolvimento Gerencial do Sistema Único de Saúde no Rio de Janeiro (CDGSUS-RJ) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-RJ), em julho de 2011, os coordenadores do Lappis foram procurados pelos Colegiados Intergestores Regionais de Saúde do Médio Paraíba, Centro -Sul e da Baía da Ilha Grande para realizar o treinamento naquelas regionais.
 

A segunda edição do CDGSUS-RJ pretende realizar seis cursos em 2012. "Esta é uma prova cabal de que a iniciativa de realização do curso nos municípios do Rio de Janeiro nos coloca num grande desafio, que é aperfeiçoar e readequar a nossa metodologia a um contexto regional", explica a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro. O Lappis tem trabalhado de forma efetiva e indissociável nos seus três planos de atuação: ensino, pesquisa e extensão, para agir como multiplicador no âmbito da Integralidade e Educação Permanente.

Imagem_022

"Temos como desafio a inclusão e discussão de temas transversais aos municípios e a construção de soluções regionais para os problemas das populações e da gestão em  saúde, além da discussão dos aspectos municipais já explorados no CDGSUS-RJ", explica o professor Aluísio Gomes da Silva Jr.
 

Sobre o CDG-SUS – é um curso destinado à qualificação de trabalhadores da saúde, conselheiros e gestores, sendo elaborado  no ano de 2009, à luz da política nacional de educação permanente, pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS) que integra o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com o apoio financeiro do Ministério da Saúde e parceria LAPPIS/IMS/UERJ. Trata-se uma ação formativa inovadora, coordenado pelo Prof. Julio Müller e Fátima Ticianel, que nos ultimos anos tem sido aperfeiçoado como uma metodologia, com atualizações e adequações de acordo com a realidade local e regional, alncançado mais de 50 municipios no Estado do Mato Grosso. 
 

Como uma das atividades da rede multicentrica de pesquisa LAPPIS e  em parceria com o NDS, ampliamos a oferta do CDGSUS para a região da Amazonia Legal, por meio do sítio Avançado LAPPIS Norte, com a formação de 250 trabalhadores e conselheiros do SUS de Rio Branco, com apoio da SEMSA-Rio Branco, SESACRE, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Acre, sendo coordenado pelo Prof. Rodrigo Silveira Pinheiro e Roseni Pinheiro.

No Estado do Rio de Janeiro, sob a coordenação do Porf. Aluisio Gomes da Silva Junior e Roseni Pinheiro, foi oferecido em uma primeira etapa para 10 municípios nas diferentes regiões do estado, sendo agora oferecido em uma versão regional aos municípios das regiões do Médio Paraiba, Centro Sul e Bahia da Ilha Grande. Recentemente, foi apresentado pela profa. Roseni uma proposta para municípios do Vale do São Francisco. A ideia é expandir sua aplicação em vários estados do país, a partir de uma perspectiva que integra pesquisa-ensino e extensão/cooperação.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*