Notícia

Lappis dá continuidade a minicurso em Juazeiro

IMG_2525.jpg
Nos próximos dias 22 e 23 de março, Juazeiro (BA) dá mais um passo decisivo rumo à consolidação da Lappis Vale – a quinta Incubadora de Integralidade do país, depois das Incubadoras de Belo Horizonte, Cuiabá, Rio Branco e Recife. Trata-se da terceira etapa do minicurso, iniciado em agosto de 2011, quando cerca de 20 instituições parceiras do Lappis estiveram reunidas para discutir práticas de integralidade em saúde e seus desdobramentos no ensino, pesquisa e extensão tendo em vista qualificar os serviços e integralizar o atendimento ao usuário do SUS em Juazeiro.
  Em janeiro, os mesmos participantes integraram a oficina metodológica e agora em março estarão novamente reunidos, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para construir coletivamente o projeto de pesquisa “Trajetórias de Cuidado em Saúde em Juazeiro: construção da integralidade no contexto das áreas materno-infantil e saúde mental”.
 
“Desta vez, iremos discutir os conceitos-chave que norteiam nosso objeto de estudo, como centralidade do usuário, direito à saúde, extensão universitária, Itinerários Terapêuticos/Trajetórias de Cuidados de saúde como prática avaliativa, dentre outros tópicos”, diz Cláudio Claudino, professor da Univasf, pesquisador do Lappis e coordenador do Núcleo de Prevenção à Violência, da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro.
 
A pauta é extensa. A partir de um diagnóstico que vem sendo realizado pelos residentes em Saúde da Família da Univasf, será construída uma matriz de entendimento para nortear os rumos da construção conjunta do projeto. Cláudio acrescenta que será construída ainda uma planilha operativa com os responsáveis por cada etapa, para tornar viável seu acompanhamento tutorial pelos pesquisadores do Lappis. “Queremos amadurecer o projeto de pesquisa, construir o instrumento de coleta de dados e dar início a pesquisa de campo”, diz Cláudio.
 
UMA AGENDA PARA MAIO
 
SDC13574.JPGA próxima etapa para a implantação da Incubadora será um seminário a acontecer em maio deste ano, mais uma parceria entre o Lappis, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (BA) e a Univasf. Desta vez, o evento marcará oficialmente o início da Incubadora Lappis Vale e vai contar com a participação da professora Madel Therezinha Luz em conferência intitulada “Racionalidades Médicas e Práticas de Cuidados Integrativos”.
 
“A Incubadora de Integralidade no Vale vem sendo gestada com bastante empenho e vai servir ainda para sistematizar o conhecimento produzido na região na perspectiva da integralidade em saúde, integrando ações entre os dois estados fronteiriços, organizando eventos e pleiteando novos recursos para sua estruturação”, acrescenta Cláudio (foto), lembrando ainda que, após a finalização do projeto de pesquisa, os resultados serão publicados em livro pela Rede Multicêntrica de Pesquisa Lappis, da qual Juazeiro já faz parte.
 
AVANÇOS NO SUS EM JUAZEIRO

De acordo com o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), lançado no último dia 1º pelo Ministério da Saúde, Juazeiro apresentou a maior pontuação: 6,24, alcançando a liderança no ranking dos municípios de médio porte da Bahia. O Idsus avalia o acesso do usuário ao serviço e a qualidade dos atendimentos.

Em material divulgado pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Juazeiro, o Secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, diz que a pesquisa revela que Juazeiro está no rumo certo. “A conquista também se deve ao desempenho e compromisso das equipes que priorizam um atendimento humanizado e a satisfação do paciente. Reconhecemos que ainda existem falhas, mas os primeiros investimentos já apontam que a saúde esta mudando para melhor”, avalia.

Confira o vídeo SUS em Todo Lugar, que postamos no alto da sua nova página do Lappis, sobre os avanços do SUS em Juazeiro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*