Notícia

LAPPIS promove oficina sobre avaliação centrada no usuário no campo da saúde mental no Acre

altSaiba o que aconteceu durante a V Oficina Técnica de Construção Coletiva, sediada nos dias 3 e 4 de abril, na Universidade Federal do Acre.

O estudo de práticas avaliativas centradas no usuário do Sistema Único de Saúde – SUS é o que une grupos de pesquisas nas cinco regiões do país, que buscam desenvolver metodologias de avaliação para as práticasde integralidade nos serviços. Para promover a troca de conhecimento entre pesquisadores, a Universidade Federal do Acre (UFAC) sediou nos dias 3 e 4 de abril a V Oficina Técnica de Construção Coletiva, que reuniu pesquisadores das regiões Norte e Centro-Oeste e serviu para apoiar a análise metodológica da pesquisa “Desinstitucionalização em saúde mental: metodologias de avaliação centradas no usuário”, realizada no Acre, em parceria com o LAPPIS.

 
altComo parte das atividades do evento foram apresentadas pré-análises de itinerários terapêuticos de pacientes de longa permanência do Hospital de Saúde Mental do Acre.  Também foi realizada a contextualização da rede de serviços de saúde mental no estado e a discussão das categorias analíticas da pesquisa multicêntrica baseada no contexto local, sempre seguidas de discussões teóricas e metodológicas.
 
A Oficina contou com a presença da Coordenadora do LAPPIS, Roseni Pinheiro, e das professoras Roseney Bellato e Laura Filomena Araújo, ambas doPrograma de Pós-Graduação daFaculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso. As professoras da UFMT desenvolvem pesquisas de avaliação dos serviços de saúde através dos itinerários terapêuticos de usuários com problemas de saúde crônicos e têm colaborado com aportes teóricos e metodológicos junto ao grupo de pesquisa do Sítio Avançado Lappis – Norte desde 2007.
 
O encontrofoi coordenado pelo professor do curso de Medicina da UFAC Rodrigo Silveira, que também é pesquisador do LAPPIS. “O encontro foi muito produtivo por promover a integração dos grupos de pesquisa de diferentes locais e proporcionar a análise coletiva dos dados. A riqueza dos dados levantados potencializa a pesquisa e foi fundamental para o fortalecimento do grupo local”, analisa.
           
altA coordenadora do LAPPIS, Roseni Pinheiro, afirma que o encontro veio a confirmar os avanços no desenvolvimento das pesquisas pelos grupos participantes. “Paulo Henrique Martins (NUCEM-UFPE) e eu estamos muito contentes em observar o crescimento do trabalho dessa equipe. A UFAC e UniNorte captou a importância do intercâmbio entre as instituições e os trabalhadores da Saúde Mental e contou com apoio da FUNTAC – Fundação de Amparo à Pesquisa no Acre”, disse. “Os resultados desse trabalho completa de forma absolutamente fundamental e inovadora, estando sincronizado com a continuidade de nossas pesquisas aqui no Rio, junto a FAPERJ, como a pesquisa do Edital Prioridade Rio e a 2ª fase do projeto sobre a Desinstitucionalização, que tem como campo de pesquisa Paracambi e Macaé”.
           
Para Roseni, a integração com a equipe do Mato Grosso também proporcionou possibilidade de crescimento com as outras universidades, tendo em vista a proximidade dos temas e das características regionais – ambos Estados (Acre e Mato Grosso) fazem parte da Amazônia Legal. “Essa constatação nos habilita a implantar a segunda Incubadora da Integralidade na UFAC, que deve se efetivar nos próximos meses”.
 
A aula inaugural da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, ocorrida na manhã do dia 04, também fez parte da Oficina. Palestraram na mesa redonda a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, e o Secretário Estadual de Saúde Osvaldo Leal. Na mesa de abertura estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde de Rio Branco, Pascal Callil, e a coordenadora da Residência Multiprofissional, Maria Estela Becker.
 
Em breve, os resultados das pesquisas apresentadas vão integrar uma coletânea a ser lançada em um seminário realizado em Recife no segundo semestre, fruto da parceria com o Núcleo de Cidadania (NUCEM – UFPE).
 
          

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*