A 6º Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro (Bahia), realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, reuniu de 300 participantes, dentre gestores, prestadores, trabalhadores de saúde, usuários e comunidade em geral discutiram as vantagens e as deficiências do SUS no âmbito nacional, estadual e municipal, visando conquistar uma melhor condição de saúde para a população. O evento, que aconteceu no Grande Hotel, contou com uma participação do Lappis. A coordenadora do grupo, Roseni Pinheiro, participou da solenidade de abertura com o eixo temático “Acesso e Acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável”.
A abertura da Conferência também contou com a participação do secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, secretário municipal de saúde, Ubiratan Pedrosa, secretário de Relações Institucionais da Bahia, César Lisboa, deputado federal Daniel Almeida, vereador Bené Marques; e representando os usuários, Paulo Roberto Carvalho, além de outras autoridades e a equipe da Secretaria de Saúde local. “Para o SUS evoluir precisa, sem dúvida, da participação de todos. O enriquecimento dos serviços depende de uma ação conjunta e por essa razão, o papel da Conferência é primordial, pois todos são ouvidos”, frisou o prefeito Isaac Carvalho.
O secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, ressaltou a importância do envolvimento da sociedade para o desenvolvimento do SUS. “A Conferência é uma maneira de levarmos bons resultados para a população, além de ser uma chance de avançarmos e trocarmos ideias. A participação é necessária para que o SUS melhore na oferta de serviços.Temos que chegar na Conferência de Saúde Nacional com uma grande mobilização em favor do SUS e acredito que vamos conseguir”, afirmou.
Propostas encaminhadas
Durante a Conferência, várias apresentações musicais e artísticas sobre o SUS foram realizadas. Nos dois últimos dias do encontro, o público assistiu a participação de outras expositoras e grupos de trabalhos foram formados para a discussão e formulação das propostas na área da saúde, nos níveis federal, estadual e municipal.
O evento foi encerrado com a votação das propostas e eleição dos delegados para participação da Conferência Estadual de Saúde, em Salvador, marcada para acontecer de
Seja o primeiro a comentar