Notícia

Lappis declara apoio a Bireme

logo_lappis.jpg
O Lappis manifesta publicamente seu apoio ao Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), também identificado como Biblioteca Regional de Medicina, que desde 2010 vem enfrentando uma crise de identidade institucional. E se solidariza com todas as manifestações que têm por objetivo defender a autonomia desse importante centro de ciências da informação, conhecido mundialmente pelos inestimáveis serviços prestados à comunidade científica.
  
Criada em 1967, a Bireme contribui desde então para o desenvolvimento da saúde proporcionando o acesso à informação qualificada e a publicações especializadas. A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por exemplo, que existe desde 1998 como um braço importante da Bireme, é referência hoje disponibilizando milhares de títulos que vão da literatura técnico-científica à legislação, periódicos e outras coletâneas voltadas para a pesquisa e o conhecimento em saúde. Cerca de 8 milhões de acessos são contabilizados a cada mês pela BVS.
 
A crise administrativo-financeira que atinge a Bireme e que culmina com a instabilidade no processo seletivo para substituição do diretor do Centro, merece um olhar atento por parte da comunidade da saúde coletiva brasileira e a máxima atenção do governo do país. No início deste ano, como divulgamos no site do Lappis, um manifesto foi enviado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e à diretora da Opas, Mirta Roses, solicitando ações para uma resolução do problema.
 
Também foi criado um fórum disponibilizado em rede com o objetivo de tornar público e ampliar o debate sobre o assunto. Recentemente a ABRASCO divulgou uma nota em que contextualiza o impasse por que vem passando a Bireme e sugere respeitosamente algumas medidas para a superação desse momento delicado. Confira o conteúdo da nota da ABRASCO clicando aqui.
 
 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*