Notícia

LAPPIS dá início às atividades para 2009

Conheça os principais eventos, temas e pesquisas que estarão em voga no Laboratório para o ano de 2009. Entre eles, Direito à saúde, cuidado e o desdobramento da Incubadora da Integralidade.

Como nos anos anteriores, 2009 promete novidades e muito trabalho para os pesquisadores e parceiros do LAPPIS. Com o início do ano letivo, o Laboratório terá uma programação de continuidade relativa a pesquisas recentes, como a nona edição do Seminário do Projeto Integralidade (que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro), um simpósio sobre Direito à Saúde, oficinas técnicas e participações no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado anualmente pela ABRASCO.

 
A coordenadora do LAPPIS, Roseni Pinheiro, comentou sobre os eventos em entrevista exclusiva ao BoletIN. Segundo ela, o primeiro semestre será marcado por oficinas técnicas sobre o desenvolvimento de metodologias centradas no usuário (“em Cuiabá, Rio de Janeiro e Recife”) e um seminário nacional que será realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como término de um projeto do Cnpq e lançamento de nova publicação do Laboratório.
 
O destaque ficará por conta do Seminário de Direito à Saúde, a ser realizado em junho. “Vamos debater a efetivação do direito à saúde, com o foco da questão no Direito, trazendo gente da área e pesquisadores da Saúde Coletiva”, explica Roseni. Entre os convidados, estão Suely Dallari, Bethânia Assy e Daniel Sarmento. “Eles farão parte da mesa Experiências de Direito, por exemplo. O intuito é saber como o Direto à saúde está sendo visto pelos profissionais de ambas as áreas”, diz, acrescentando também considerar um evento preparatório para as discussões no campo da saúde coletiva, já que o congresso da ABRASCO desse ano inclui o tema do direito e a incorporação tecnológica. “Acredito ser auspicioso um simpósio sobre esse e tema buscando abrir diálogos entre as áreas do direito e da saúde”.
 
Para o segundo semestre, estão previstos ciclo de debates preparatório para o IX Seminário do Projeto Integralidade – Ética, Técnica e Formação – As razões do cuidado como Direito à Saúde. A Incubadora da Integralidade, que começou como projeto-piloto no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte, foi aprovado como um projeto multicêntrico. “Vamos ainda trabalhar a idéia do usuário como mediador e com a implantação de Incubadoras da Integralidade pelos parceiros do LAPPIS com um simpósio sobre esse projeto”, diz a coordenadora, reiterando que todos os trabalhos terão muita ênfase no tema do cuidado em saúde.
 
alt“O LAPPIS é um dos principais grupos de pesquisa do Instituto. Tem uma trajetória relativamente nova e, ainda assim, possui bastante êxito e muita produção acadêmica. A expectativa para 2009 é dar continuidade a esse trabalho, trazendo novas produções para a Saúde Coletiva, principalmente na área do cuidado”, diz o Diretor do Instituto de Medicina Social (IMS), Cid Manso. 
 
Pelo nono ano consecutivo, as publicações do LAPPIS figuram na lista das 10 mais adquiridas da Livraria da ABRASCO. Para Cid Manso, o Laboratório “tem tudo para se firmar como um dos principais grupos de pesquisa do Brasil”.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*