Notícia

Univasf completa minicurso

IMG_2471Introduzir a elaboração de projetos de pesquisa e extensão sobre práticas de integralidade em saúde. Este foi o tema do minicurso realizado pelo LAPPIS na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro (BA), entre 23 a 25 de novembro.

O evento foi ministrado pela professora Roseni Pinheiro com a colaboração do mestrando em Saúde Coletiva, Bruno Pereira Stelet, a fim de potencializar ações de Educação Permanente para continuação da execução de projetos de pesquisa e extensão na rede municipal, tendo em vista a qualificação dos serviços e a integralidade dos atendimentos.IMG_2479

Bruno Stelet explicou que o encontro foi um espaço tanto para qualificar conceitos sobre a integração ensino-pesquisa-extensão, norteados pelo princípio da Integralidade em saúde, ao tempo em que planejou e articulou parcerias entre as instituições de Juazeiro, Petrolina, universidade e rede de serviços. Nesse sentido, as temáticas priorizadas foram a Saúde Mental e Materno Infantil.

Membro da comissão organizadora e integrante da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Claudio Claudino acredita que o minicurso tenha contribuído imensamente para o processo de trabalho dos profissionais de saúde envolvidos. "Percebemos que isolados não conseguiremos prestar uma assistência de qualidade nem efetivar o SUS como patrimônio social da população juazeirense/brasileira, e que a universidade é um parceiro singular para qualificação do cuidado".

Claudino conta que os participantes foram motivados a investigar a trajetória do cuidado prestado a partir da visão do usuário, em parceria com Residentes e Docentes da UNIVASF. Dessa forma, cria-se mais um mecanismo de participação popular e controle social ao transformar a fala do usuário em evidências que direcionem melhorias nas práticas dos profissionais, com o fim de centrar as ações nos usuários e olhar a lógica do Sistema de Saúde pelo paciente.

IMG_2525O mini-curso foi realizado numa parceria da Uerj, Univasf e Secretaria da Saúde de Juazeiro, através dos Núcleos de 'Humanização e Educação Permanente' e 'Prevenção à Violência e Cultura de Paz'.

 Fotos: Bruno Stelet

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*