Notícia

LAPPIS apoia os avanços do SUS no Acre

lancamento SBPC 2014Com uma roda de conversa sobre o livro Apoiando a gestão do SUS em Rio Branco- Acre: a estratégia da incubadora de integralidade no desenvolvimento institucional local, profissionais do LAPPIS marcaram presença na 66° reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, sediada na Universidade Federal do Acre – Ufac. O lançamento da coletânea aconteceu dentro da programação da SBPC Cultural, no dia 25 de julho, com a presença dos autores.

O Café Cultural da ExpoT&C, local do encontro, contou com um público formado por trabalhadores, gestores e militantes dos movimentos da saúde interessados em debater sobre as experiências de saúde em Rio Branco.Para Osvaldo Leal, professor da Ufac, médico de família e um dos organizadores do livro, o CDG-SUS* estimulou um debate profícuo na saúde do Acre, que ainda reverbera nas unidades, conselhos de saúde, academia e gestão. “Além da oportunidade de lançamento do livro neste importante congresso científico nacional, os autores tiveram a chance de dialogar com o público sobre os desdobramentos do CDG-SUS, sendo um dos apontamentos mais discutidos a necessidade de retomada deste processo pelo município e proposta de oferta em outros municípios do Acre”, explicou.

O livro descreve, relata e avalia a pesquisa-extensão realizada em um convênio do Lappis com a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, durante o ano de 2012. Na época, a experiência envolveu cerca de 250 pessoas com funções e formações variadas para falar, ouvir, refletir e propor um Sistema Único de Saúde com integralidade e garantia de direitos.

*O CDG-SUS-Acre foi uma formação baseada na integralidade em saúde, na centralidade no usuário, na gestão participativa e no planejamento em saúde.  Visa a construção de conhecimentos a partir da vivência das pessoas e baseado na problematização de situações. Elaborado inicialmente em 2009, alcançou mais de 50 municípios no Estado do Mato Grosso sob a coordenação dos professores Júlio Müller e Fátima Ticianel, do Núcleo de Desenvolvimento em Saúde / Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso, com o apoio financeiro do Ministério da Saúde e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente. No Estado do Rio de Janeiro, o curso foi realizado em 2011/2012, pela parceria entre o LAPPIS, o Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense, Cosems-RJ e Universidade Federal do Mato Grosso. No Acre, em 2012, foi fruto de um convênio da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS – IMS/UERJ). 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*