INCUBADORA DE INTEGRALIDADE DO VALE

Lançada oficialmente Incubadora da Integralidade do Vale do São Francisco

TERMO DE COOPERACAO JUAZEIRO 1_1.jpgNa manhã desta segunda-feira, foi assinado o Termo de Cooperação Técnico-científica entre Lappis (IMS/UERJ), LEPII, Univasf e Secretaria da Saúde de Juazeiro, para implantação oficial da Incubadora da Integralidade do Vale do São Francisco. A solenidade aconteceu durante a abertura de Seminário de Pesquisa e Extensão na Univasf, em Petrolina. Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, disse que o lançamento da Incubadora é a concretização de um trabalho e marca a abertura de novos aprendizados.

O Termo de Cooperação foi assinado pelo secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Moreira; pela coordenadora do LAPPIS (Laboratório de Pesquisas e Práticas de Integralidade em Saúde), Roseni Pinheiro; pelo coordenador do LEPII (Laboratório de Estudos, Pesquisa e Intervenção em Integralidade), Alexandre Barreto; e pela coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional da Univasf, Glória Coelho. Também prestigiaram o Seminário: o coordenador de Qualificação Institucional de Pesquisa e Pós-Graduação da Univasf (PRPPG), Ricardo Lima, e a líder do grupo de CNPQ Racionalidades Médicas e Práticas Integrais em Saúde, Madel Therezinha Luz.

“Instituindo a Incubadora, continuaremos o processo de produção, fruto de uma teoria viva”, apontou Roseni. “O lançamento da Incubadora reúne forças para defender a pesquisa de extensão e abre possibilidades civis e públicas de amadurecimento e valorização dos profissionais e usuários”.  O secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Moreira, endossou as palavras de Roseni e falou da importância do SUS e do papel da universidade. “É importante investir em pesquisa. Isso abre portas para as melhorias dos serviços”, disse o secretário. “A Incubadora vai fomentar esta discussão e será instrumento fundamental para qualificação do SUS na região. Estamos na ponta colocando em prática os serviços. Mas a universidade é, sem dúvida, um espaço bem melhor para ajudar a orientar o SUS no município. Vamos continuar apoiando este tipo de iniciativa”.
 
Na ocasião, a coordenadora do Lappis parabenizou Juazeiro pela realização da Conferência Municipal de Saúde. “Um encontro marcante e de relevância pública compartilhando discussões com o gestor e o usuário. É importante falar do SUS e pensar na estruturação dos serviços”, disse.TERMO_DE_COOPERACAO_JUAZEIRO_2.jpg

Os demais parceiros

Para o coordenador do LEPII, Alexandre Barreto, a construção de um grupo que trabalhe o coletivo e fortaleça o sistema da integralidade dos atendimentos na saúde é essencial para a elaboração de modelos mais reflexivos e que busquem a integralidade e a unidade. “Este momento se tornou realidade graças ao apoio de muitos colaboradores. O lançamento da Incubadora afina esta busca de alimentação da integralidade humana e fortalece a rede de cuidados”, revelou.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional da Univasf, Glória Coelho, parceira da Incubadora fez uma retrospectiva do processo de criação da Incubadora. “Ao longo do ano passado foram feitas várias reuniões e o reflexo desta trajetória se formaliza agora com sucesso”, disse. “Faremos um caminhar onde novos passos serão dados para integralidade dos serviços, valorização do profissional, gestor e do usuário. A universidade vem refletindo estas temáticas para cumprir seu papel social”.

O Seminário prosseguiu com a conferência sobre o tema “Racionalidades Médicas e Práticas de Cuidado Integrativas, proferida pela professora, Madel Therezinha Luz e com lançamentos de livros. O evento segue até amanhã, terça-feira, das 9h30 às 17h, no auditório da Biblioteca e na Sala NT03 do Campus da universidade com a participação de profissionais de saúde, docentes, estudantes, usuários e gestores.      

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesau / Juazeiro. Jornalista responsável: Vânia Castro
                     

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*