Notícia

Lançada décima edição de periódico da EPSJV/Fiocruz

CAPA_REVISTA_EPSJV.jpgJá está disponível a nova edição de Trabalho, Educação e Saúde, periódico científico editado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ). O primeiro número de 2012 traz o ensaio Corpo no trabalho e corpo pelo trabalho: perspectivas no estudo da corporalidade e da educação no capitalismo contemporâneo, de Carlos Herold Junior, abrindo a edição que pode ser acessada em www.revista.epsjv.fiocruz.br. Neste ensaio, o pesquisador enfatiza as relações entre mundo do trabalho e corporeidade, tendo como referencial teórico o marxismo.
O periódico traz ainda três artigos que tomam Paulo Freire como referência central. São eles: Educação permanente com agentes comunitários de saúde: uma proposta de cuidado com crianças asmáticas, de Maria Wanderleya de Lavor Coriolano et al.; O teatro de Augusto Boal e a educação profissional em saúde, deIrene Leonore Goldschmidt; e Classe hospitalar: a articulação da saúde e educação como expressão da política de humanização do SUS, de Edson Vanderlei Zombini et al.

Na seção relato, uma perspectiva crítica sobre a produção de um conjunto de cartazes utilizados para a educação em saúde em texto de Samuel Quinaud Rossi et al., intitulado Um novo olhar sobre a elaboração de materiais didáticos para educação em saúde. Mas a revista traz ainda artigos sobre experiências de humanização por estudantes de medicina, a construção do conhecimento em saúde comunitária, a qualidade de vida dos professores da área de ciências em escola pública do Rio Grande do Sul e as percepções vivenciadas por cuidadoras informais em Portugal em torno do cuidar de idosos.

Acesse o periódico e boa leitura.
 
Serviço:
Revista Trabalho, Educação e Saúde. Volume 10, número 1. 2012.
Periódico quadrimestral
editado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz  nas versões impressa e digital.
A versão eletrônica pode ser encontrada em: www.revista.epsjv.fiocruz.br
A versão impressa tem as seguintes características:formato: 18,5 x 25,5 cm; nº de págs: cerca de 250 pags.; tiragem: 700 exemplares; e  ISSN 1678-1007.
e-mail da revista: revtes@fiocruz.br
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*