Notícia

Juazeiro sedia oficina

OOFICINA_DO_VALE_2.JPGPara dar continuidade aos encontros da Incubadora da Integralidade do Vale do São Francisco, estiveram reunidos no início de dezembro no auditório da Secretaria da Saúde (Sesau) para mais uma oficina, residentes em Saúde da Família pela Univasf, professores dos Colegiados de Psicologia e Enfermagem também da universidade, representantes de grupos de pesquisas da referida instituição, coordenadores e supervisores da Sesau.

O principal objetivo do encontro foi avaliar o andamento do projeto de pesquisa intitulado “Trajetórias de Cuidado em Saúde em Juazeiro: construção da integralidade no contexto das áreas materno-infantil e saúde mental”, estudo que compõe a Rede Multicêntrica de pesquisa do LAPPIS/UERJ com outras instituições de renome, como a UFPE, UFAC e UFMT. Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, e Tatiana Coelho Lopes, do Hospital Sofia Feldman de Belo Horizonte, instituição de excelência na área Materno-Infantil no país, foram a Juazeiro para validar os resultados parciais deste estudo.

Avaliação

Para o representante do Lappis/UERJ no Sítio Avançado Nordeste em Juazeiro e na incubadora da integralidade do Vale, Cláudio Claudino, o encontro confirmou mais uma vez que a Saúde de Juazeiro está no caminho certo. “A pesquisa foi avaliada pela coordenadora do Lappis e pela consultora do Sofia Feldman, e considerada positiva. Isso mostra que o SUS em Juazeiro continua avançando, mesmo com todas as fragilidades inerentes a um sistema de saúde tão ousado e complexo como o brasileiro. A pesquisa foi formulada através da opinião da comunidade e dos profissionais, diagnosticando as trajetórias percorridas pelos usuários entre os serviços de Saúde de nossa rede, e para além dele, em articulação com outros saberes e setores”, disse.

O representante frisa ainda que os avanços na área são percebidos não apenas por indicadores oficiais como o IDSUS e a PMAQ, mas pelos próprios usuários, que reconhecem e criticam construtivamente os serviços. “É isso que queremos, e estamos muito felizes com os resultados parciais, estimulando a Secretaria a fortalecer e incentivar cada vez mais iniciativas como esta, para que concedamos efetivamente “voz” aos nossos usuários no SUS", enfatizou Cláudio. "Ainda temos muito que melhorar e vamos aprofundar esta e outras pesquisas”.

OFICINA DO VALE_1.JPGOs presentes reforçaram o compromisso ético apoiado pela Sesau de que a pesquisa será apresentada aos usuários do SUS da cidade. A convite de Roseni Pinheiro, a metodologia da pesquisa integrará o próximo livro do Lappis/UERJ, socializando para outros municípios como Juazeiro permitiu a integração harmoniosa entre os residentes, usuários, professores e profissionais da Rede.

Perspectivas

Também existem perspectivas que representantes da gestão participem como convidados contando um pouco das experiências do SUS do município no próximo Seminário Nacional sobre Integralidade em Saúde, que irá acontecer ano que vem em Cuiabá (MS), e ainda na provável Missão do Lappis também sobre o princípio constitucional da integralidade na Universidade de Buenos Aires, Argentina, a ser realizada entre o fim de 2013 e início de 2014.

A iniciativa é mais uma forma de estimular a integração dos atendimentos do SUS, organizando a rede de atenção, otimizando os recursos e atendendo de forma humanizada e completa o usuário. Os projetos estão sendo construídos pela Rede Multicêntrica de Pesquisa Lappis e pela Secretaria da Saúde de Juazeiro, através dos Núcleos de Humanização e Educação Permanente e Prevenção à Violência e Cultura de Paz.

Incubadora

Desde meados de 2011, a Sesau em parceria com o LAPPIS e a Univasf formalizaram a Incubadora da Integralidade do Vale do São Francisco, a quinta incubadora do Brasil, uma verdadeira “usina” de projetos de ensino, pesquisa e extensão onde há esforços conjuntos para fortalecimento de pesquisas e processos formativos com profissionais, estudantes e gestores, visando à identificação das áreas que precisam de mudanças para melhorar a assistência em saúde. A parceria foi oficializada em janeiro deste ano, após assinatura do Termo de Compromisso pelo prefeito Isaac Carvalho.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesau: Vânia Castro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*