Notícia

Pré-ALAS na Saúde tem início nesta quinta-feira

cartaz_Pr___Alas.jpg“Democratização e Novas Formas de Sociabilidades em Saúde no Contexto Latino-Americano”. Esse é o tema da Jornada Internacional Pré-ALAS na Saúde, que vai acontecer nos dias 25 e 26 de abril. Trata-se de uma atividade preparatória para o Congresso Internacional de 2013 da Associação Latino-Americana. Essa atividade se constitui como um evento temático preparatório para o Congresso Internacional de 2013 da Associação Latino-Americana. 

A Jornada Pré-ALAS é organizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), por meio do Núcleo de Estudos em Democratização e Sociabilidades na Saúde (NEDSS – Fiocruz), em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) – IMS/Uerj.

O objetivo da Jornada é aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre as relações sociais e institucionais estabelecidas no contexto de democratização da América Latina, promovendo diálogo com as diversas experiências sobre a formulação e execução das políticas públicas de saúde. Os eixos estruturantes da Jornada são Direito, Participação Política, Redes de Apoio Social, Integralidade e da Educação, Trabalho e Saúde, compreendidos como estratégicos para a análise de experiências e processos de democratização do Estado na América Latina.

cartaz_Pr___Alas.jpgVeja abaixo a programação completa da Jornada Pré-ALAS

DIA 25 DE ABRIL

8h30 às 9h30 – Cerimônia de abertura com a participação de autoridades convidadas.

9h30 às 12h30 – Mesa Redonda: "Estado, Democracia e Políticas Públicas de Saúde na América Latina"

Coordenador: Paulo Henrique Martins – Professor titular da UFPE, Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) e Coordenador do Núcleo de Cidadania e Processos de  Mudança (NUCEM / UFPE)
Marcelo Arnoud-Cathalifaud – Professor titular da Universidade do Chile; Vice-presidente do ALAS)
Daniela Thumala – Pesquisadora da Universidade do chile e Diretora da Fundación Sole
Roseni Pinheiro – Professora adjunta do Instituto de Medicina Social da UERJ; Coordenadora do GT Saúde e População da ALAS e Membro da Comissão de Ciências Sociais e Humanas Saúde da ABRASCO.

12h30 às 14h – Almoço

14h às 17h  – Grupos de Trabalho (GT)

GT 1: Políticas de Participação Social na Saúde
Coordenadores: Francini Guizardi (NEDSS – EPSJV/FIOCRUZ); Grasiele Nespoli (NEDSS – EPSJV/FIOCRUZ)

GT2: Dialéticas do Direito na Saúde
Coordenadores: Felipe Machado (NEDSS – EPSJV/FIOCRUZ); Felipe Asensi (FGV – RJ)

GT3: Redes Sociais, Mediação e Dádiva na Saúde
Coordenadores: Alda Lacerda (NEDSS – EPSJV/FIOCRUZ); Paulo Henrique Martins (UFPE); Martha Moreira (IFF/FIOCRUZ)

GT4: Democratização e integralidade na Saúde
Coordenadores: Roseni Pinheiro (IMS/UERJ; Coordenadora do GT Saúde e População da ALAS); Ximena Sánchez Segura (Universidade de Playa Ancha / Chile; Coordenadora do GT Saúde e População da ALAS) e Daniela Thumala – Pesquisadora da Universidade do chile e Diretora da Fundación Sole.

GT5:Educação, Trabalho e Saúde
Coordenadores: Marcela Pronko (Vice-diretora de pesquisa da EPSJV/ Ficcruz); Oscar Feo Iztúriz (Consultor Técnico de Políticas e Sistemas de Saúde do Instituto Sulamericano de Governo em Saúde – UNASUR)

DIA 26 DE ABRIL

8h30 às 12h30 – Mesa Redonda: "Democratização, Mediação e Sociabilidades na Saúde no Contexto Latino Americano"

Coordenadora: Madel Luz – Professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora colaboradora da UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFF.
Paulo Henrique Martins – Professor titular da UFPE. Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) e Coordenador do Núcleo de Cidadania e Processos de Mudança (NUCEM / UFPE);
Ximena Sánchez Segura – Membro do Comitê Diretivo da ALAS; Secretária de Pesquisa da Universidade de Playa Ancha / Chile;
Gabriel Restrepo – Professo da Universidade Nacional da Colômbia
Nora Garita – Professora da Universidade de Costa Rica

12h30 às 14h – Almoço
 
14h às 17h – Grupos de Trabalho (GT)

GT1: Políticas de Participação Social na Saúde
Coordenadores: Francini Guizardi (NEDSS – EPSJV/FIOCRUZ); Grasiele Nespoli (NEDSS – EPSJV/FIOCRUZ)

GT2: Dialéticas do Direito na Saúde
Coordenadores: Felipe Machado (NEDSS – EPSJV/FIOCRUZ)); Felipe Asensi (FGV – RJ)

GT3: Redes Sociais, Mediação e Dádiva na Saúde
Coordenadores: Alda Lacerda (NEDSS – EPSJV/FIOCRUZ); Paulo Henrique Martins (UFPE); Martha Moreira (IFF – Fiocruz)

GT4: Democratização e Integralidade na Saúde
Coordenadores: Roseni Pinheiro (IMS/UERJ; Coordenadora do GT Saúde e População da ALAS); Ximena Sánchez Segura (Universidade de Playa Ancha / Chile; Coordenadora do GT Saúde e População da ALAS)

GT5 Educação, Trabalho e Saúde
Coordenadores: Marcela Pronko (Vice-diretora de pesquisa da EPSJV/ Ficcruz); Oscar Feo Iztúriz (Consultor Técncio de Políticas e Sistemas de Saúde do Instituto Sulamericano de Governo em Saúde – UNASUR)

SERVIÇO:
Jornada Internacional Pré-ALAS na Saúde

Quando: dias 25 e 26 de abril
Onde: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/EPSJV (Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz – Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro – Brasil)
Outras informações: http://www.epsjv.fiocruz.br/prealas/ 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*