Notícia

IV Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em saúde

Congresso de pesquisa qualitativa em saúde - Outubro na ColômbiaO VI Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em saúde; um Compromisso com a Ética e Justiça Social, acontece entre os dias 14 e 17 de Outubro, em Medellín, na Colômbia, e é apoiado por várias instituições interessadas em pesquisa qualitativa na Ibero America. O congresso será composto por três temas centrais: A Ética e Justiça Social; Epistemologia e Metodologia, e o Treinamento e produção acadêmica em pesquisa qualitativa. A pesquisadora Maria Lúcia Bosi (lapqs) Doutora em saúde pública (Fiocruz), cuja produção acadêmica sobre o tema é muito extensa, faz parte da Comissão Cientifica Internacional e será uma das conferencistas Convidadas do Congresso. Maria Lúcia, vai expor sobre Formação em Pesquisa Qualitativa no campo Saúde (Coletiva), e pretende fazer uma balanço analisando várias dimensões implicadas no processo de formação, em especial, a epistemológica e a ético-política.

“Além disso a programação prevê “Grandes Debates” ao final dos 3 dias de evento, onde participarei de 2 deles: um sobre o desafio de formar pesquisadores nesse enfoque e outro sobre o trabalho que vimos desenvolvendo visando à construção junto à CONEP de uma resolução especifica para pesquisa em CHS” , disse. Completando a breve entrevista para o portal do LAPPIS, a pesquisadora fez algumas considerações sobre o evento e sobre a importancia da participação de brasileiros, que possuem a oportunidade de levar as novidades da produção de pesquisa em saúde, desenvolvidas no território. Leia:

 

– Poderia falar um pouco sobre a participação de pesquisadores brasileiros? 

 

Acredito que, tal como nas demais edições haverá uma participação expressiva. Pelo que soube em recente reunião com o presidente do Congresso, só na primeira convocação já superamos a marca de 300 resumos submetidos. E isso já faz tempo! Creio que na segunda Convocatória, chegaremos a muito mais, tal como se deu aqui no Brasil em 2010, onde tivemos o número expressivo de quase 1500 trabalhos.

 

– Qual é a expectativa para o encontro?

 

Gostaria de poder aprofundar o tema central, tal como explicitado na home do Congresso (vide apresentação e lema/ e nota anexa) e dar seguimento às edições anteriores. 

 

– Você já participou em outras edições?

Sim, participei de todas as 5 edições anteriores, e tive o privilégio de presidir a edição de 2010, que foi realizada no Brasil.

 

Para saber mais informações sobre o Congresso, acesse AQUI a programação completa!

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*