Notícia

Intensivão repensa as práticas de Integralidade

altDisciplina é voltada para alunos de pós-graduação.
A 5ª edição da disciplina, promovida entre os dias 16 e 20 de setembro, no auditório do IMS/Uerj, reuniu profissionais de diversas áreas da saúde, docentes e estudantes de pós-graduação. Os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre a prática da Integralidade na saúde.

Os temas abordados permitiram a discussão e a reflexão sobre a humanização no atendimento básico à saúde, abordando assuntos como Cuidado, Integralidade, Direito à Saúde e Apoio Institucional.

A satisfação diante da possibilidade de reflexão sobre outras formas de prática da saúde mostrou-se um sentimento comum aos/às alunos/as do curso. “É extremamente enriquecedora essa reflexão para o profissional de saúde. Pensar a integralidade, levando em conta a inclusão dos direitos”, disse Carla Pontes de Albuquerque, docente em Saúde Coletiva da Unigranrio.

Para a discente Maria Beatriz de Assis Veiga, aluna do curso de mestrado em enfermagem voltado para a saúde coletiva da Unirio, o Intensivão, além de contribuir para o seu objeto de pesquisa, permitiu que ela revivesse as práticas assistenciais direcionadas aos/às usuários/as do serviço de saúde. “As aulas possibilitaram um novo olhar ao principio da integralidade do Sistema único de Saúde, incentivando o debate e a discussão. Foi uma troca de saberes que proporcionou aos alunos ensinar ao aprender e ao professor aprender aos ensinar”, afirmou.

O curso, oferecido pelo Lappis, abordou o tema Áreas Programáticas, direitos humanos e apoio institucional: contribuições teóricas conceituais-metodológicas para (re)pensar as práticas de integralidade em saúde. O Intensivão contou com a participação dos professores José Ricardo Ayres (USP), Roseni Pinheiro (Lappis/Uerj), Francisco Ortega (IMS/Uerj), Felipe Asensi (Lappis/FGV), Fábio Hebert (Lappis/UFF) e Rafael Gomes (Lappis/UFES). 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*