INTENSIVÃO DA INTEGRALIDADE

Intensivão Integralidade começa esta semana

DSC00605.JPGCinco dias de “intensivão” da Integralidade. Tem início nesta quarta-feira, 12, o curso “Construção social da demanda por cuidado: releituras teóricas conceituais-metodológicas para estudar a Integralidade em Saúde”. As aulas prosseguem pelos dias 13, 14, 17 e 18 de setembro, nos turnos da manhã e tarde, no auditório do Instituto de Medicina Social da UERJ. Para os inscritos, os textos já estão disponíveis na Xerox do 7º andar.

A atividade acontece há quatro anos e a ideia é acolher a demanda de estudantes de pós-graduação e aumentar a aproximação com a produção dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Lappis. A cada ano, um tema oportuno reúne estudantes de diferentes regiões do país que se inscrevem para discutir a produção do conhecimento e dialogar a partir de textos sobre a garantia da Integralidade em saúde e sua transversalidade com os campos da saúde coletiva, sociologia, filosofia, antropologia, psicologia e direito.

“Essa disciplina marca o escopo epistemológico da segunda fase do projeto Integralidade que vem se desdobrando na discussão do cuidado como valor”, diz a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro. “É uma enorme alegria poder oferecer essa atividade de encontro, compartilhar pensamentos, dialogar com outros. Esse tem sido o espírito dos cursos oferecidos ao longo desses últimos anos e as expectativas para este ano são as melhores possíveis”.

O curso vai acontecer por meio de seminários de leitura com base em textos indicados pelos professores convidados, entre eles, José Ricardo Ayres (USP), Maria Elizabeth Barros (UFES) e Inesita Araújo (ICICT/Fiocruz). Confira o calendário de aulas:

vinci01.jpgQuarta-feira, dia 12
9h às 12h30
Apresentação da disciplina – exibição de vídeo e discussão em grupo. Com a professora Roseni Pinheiro
 14h às 17h
“Circulação Polifônica – comunicação e integralidade em saúde”, com a professora Inesita Araujo (PPGICS/ICICT/Fiocruz).
Livro-base: Construção social da demanda: direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos . Prof. Roseni Pinheiro e Ruben Araujo de Mattos, organizadores. 2ª ed. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ: ABRASCO, 2005. 308p. ISBN 978-85-89737-54-8.

Quinta-feira, dia 13
 9h às 12h30
“Saúde e Doença: as fronteiras do cuidado?”, com a professora Roseni Pinheiro
14h às 17h
“Das necessidades de Saúde à Demanda Socialmente Constituída – algumas questões sobre a Medicalização”, com o professor Kenneth Rochel Camargo Jr. (IMS/UERJ)
livro-base: Construção social da demanda: direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos / Roseni Pinheiro e Ruben Araujo de Mattos, organizadores. 2ª ed. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ: ABRASCO, 2005. 308p. ISBN 978-85-89737-54-8.

Sexta-feira, dia 14
9h às 12h30
“Liberdade ou Necessidade na Integralidade do Cuidado: demanda por saúde ou Direito à Saúde?”, com a professora Roseni Pinheiro (IMS-UERJ)
Livro-base: Construção social da demanda: direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos / Roseni Pinheiro e Ruben Araujo de Mattos, organizadores. 2ª ed. – Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ: ABRASCO, 2005. 308p. ISBN 978-85-89737-54-8.
14h às 17h
“Direito vivo, dádiva e integralidade: uma triangulação para pesquisar o direito à saúde”, com os professores Roseni  Pinheiro e Felipe Asensi
Livro-base: Usuários, redes sociais, mediações e integralidade em saúde / Roseni Pinheiro, Paulo Henrique Martins, organizadores. Rio de Janeiro:UERJ/IMS/LAPPIS, 2011. 312p. (Série Saúde Coletiva, Instituições e Sociedade Civil) ISBN 978-85-897-37-61-6.

Segunda-feira, dia 17
9h às 17h
“Autoridad, confianza y reconocimiento: experiencias de jóvenes en torno a la justicia y el cuidado em instituciones educativas”, com o professor Pablo di Leo (UBA)
Livro-base: Cidadania no Cuidado: o universal e o comum na integralidade das ações de saúde / Roseni Pinheiro, Aluisio Gomes da Silva Junior, organizadores. Rio de Janeiro: IMS/UERJ – CEPESC, 2011. 344 p. ISBN: 978-85-89737-68-5

“O cuidado e o espaço público da saúde em situações de aprendizagem: virtude, vontade e reconhecimento na construção política da integralidade”, com o professor José Ricardo de C. M. Ayres (Med Prev/USP)

Terça-feira, dia 18
9h às 16h
“O encontro dos encontros na ação em saúde”, com a professora Maria Elizabeth Barros e Barros (Psicologia Institucional/UFES)
14h às 17h30
Avaliação da disciplina
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*