Notícia

Intensivão de setembro está com inscrições abertas

vinci01.jpgAs inscrições para a disciplina eletiva “Construção social da demanda por cuidado: releituras teóricas conceituais-metodológicas para estudar a Integralidade em Saúde” tiveram início dia 16 e prosseguem até 27 de julho. Sob a coordenação da professora Roseni Pinheiro, o curso é voltado exclusivamente para alunos matriculados em programas de pós-graduação e será ministrado no segundo semestre no Instituto de Medicina Social da UERJ. Informações pelo telefone (21) 2334.0504. ramais: 106 e 107.

O conhecido “Intensivão” acontece há quatro anos e a ideia é acolher a demanda de estudantes de pós-graduação e aumentar a aproximação com a produção dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Lappis. A cada ano, um tema oportuno reúne estudantes de diferentes regiões do país que se inscrevem para discutir textos sobre a garantia da Integralidade em saúde e sua transversalidade com os campos da saúde coletiva, sociologia, filosofia, antropologia, psicologia e direito.

O curso vai acontecer por meio de seminários de leitura com base em textos previamente indicado pelos professores convidados, entre eles, José Ricardo Ayres (USP), Maria Elisabeth Barros (UFES) e Inesita Araújo (ICICT/Fiocruz). Os textos serão disponibilizados aos inscritos no dia 30 de agosto. As aulas têm início no dia 12 de setemebro e prosseguem pelos dias 13, 14, 17 e 18 do mesmo mês, nos turnos da manhã e tarde.

Revisitando 2005

Em 2005, o Lappis editou o livro Construção Social da Demanda, que reunia ensaios de pesquisadores centrados em três eixos: direito à saúde, trabalho em equipe e participação em espaços públicos. A ideia da disciplina este ano, segundo a professora Roseni Pinheiro, é fazer uma revisão ampliada do material do livro, que traz textos de Inesita Araújo, Alda Lacerda, Francini Guizardi, Felipe Rangel, Lilian Koifman, Ricardo Ceccin, Aluísio Gomes, Kenneth Carmargo e da própria Roseni.

“Essa disciplina marca o escopo epistemológico da segunda fase do projeto Integralidade que vem se desdobrando na discussão do cuidado como valor”, complementa a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro. “É uma enorme alegria poder oferecer essa atividade de encontro, compartilhar pensamentos, dialogar com outros. Esse tem sido o espírito dos cursos oferecidos ao longo desses últimos anos e as expectativas para este ano são as melhores possíveis”.

Conheça os livros do Lappis clicando aqui.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*