Notícia

IMS tem simpósio sobre saúde e doença em Nietzsche

NietzscheAs contribuições sobre vida e obra do filósofo alemão a partir das recentes hipóteses diagnósticas de sua enfermidade são a base do Simpósio Frederico furioso: saúde & doenca em Nietzsche, que acontece na terça-feira, dia 05 de maio, das 13h às 19h, no Auditório do Instituto de Medicina Social, na UERJ (6o andar).

As apresentações serão distribuídas em três mesas redondas que percorrem a revisão sobre o diagnóstico da enfermidade que acometeu Nietzsche, colocam em questão a patografia e a experiência de adoecimento, com ressonâncias fenomenológicas e existenciais, e discutem aspectos da filosofia de Nietzsche que se articulam com as noções de saúde e doença em seu pensamento mais tardio.  O encontro será finalizado com exibição de uma filmografia com Nietzsche.

O Simpósio é coordenado pelos professores André Rangel Rios, do IMS/UERJ, e Carlos Eduardo Estellita-Lins, do Icict / Fiocruz. Os convidados para o debate são pesquisadores de diversas instituições do Rio de Janeiro, que integram grupos de trabalho e pesquisa interdisciplinares sobre Nietzsche, entre eles GT Nietzsche-Anpof, GT Schopenhauer e grupos de pesquisa Filosofia POP, Nietzsche-Gambiarra.

O evento á aberto e gratuito, mas recomenda-se a inscrição prévia devido ao limite de lugares.

nietzsche imagem p

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*