Inserir o conceito de humanização na saúde, implica em uma série de mudanças na gestão dos sistemas de saúde e em seus serviços, integrando estes mesmos serviços aos usuários e profissionais. Um dos principais objetivos da humanização na área da saúde é oferecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores e parceiros.
Assim, “humanizar a saúde” traz oportunidades para novos profissionais, capacitados para enxergar e atender as diferentes necessidades dos usuários, com o objetivo de complementar a rede de serviços já oferecidos. A humanização é um conceito tão importante na área da saúde que em 2003 foi lançado o HumanizaSUS, que representa a Política Nacional de Humanização (PNH), e visa melhorar as ações e políticas apresentadas no Sistema Único de Saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, as principais inovações, que pretendem colocar a saúde do Brasil em um patamar mais elevado, são:
– Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, profissionais (em todos os seus níveis) e gestores.
– Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos na formação de coletivos e redes colaborativas.
– Construção de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão, propondo um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo.
– Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde, através de ações e pesquisas.
– Defesa de um SUS que reconhece e se preocupa com a diversidade do povo brasileiro, possuindo mecanismos necessários para oferecer a todos a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual. Ou seja, fomentando um olhar amplo sobre o sujeito.
– Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e atendimento nos centros, postos e hospitais.
– Mudança nos modelos de atenção e gestão, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho.
– Luta por um SUS mais “humano”, construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um.
Por isso, o lema “eu acredito no Sus que dá certo”.
Em 2013, a equipe de comunicação da Política Nacional de Humanização criou um folheto atrativo, e didático na medida decerta, que aborda justamente os objetivos e diretrizes da Humanização da Saúde. Acesse gratuitamente, e baixe:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf
Seja o primeiro a comentar