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(Im)paciente: um site para avaliar serviços de saúde

impaciente.jpgQuer opinar sobre os serviços de qualquer hospital, laboratório ou clínica do país? Precisa de informações na hora de escolher um médico? Agora, isso ficou mais simples. O projeto (Im)paciente, criado pelo médico Ricardo Heber, da área de Medicina Preventiva e Social do Instituto de Saúde da Comunidade do Hospital Antonio Pedro (HUAP) da UFF, ajuda. No ar desde novembro do ano passado, o site www.impaciente.org reúne o cadastro de todos os estabelecimentos de saúde do país. E, mais do que isso, funciona como um espaço onde os usuários podem opinar sobre a qualidade dos serviços prestados.

O nome é oportuno. Ricardo Heber conta que a ideia surgiu quando ele percebeu que as pessoas escolhiam médicos e serviços de saúde baseados em poucas informações. “Normalmente através da indicação de um(a) amigo(a) ou da indicação feita por outro médico, que geralmente é colega de quem está sendo indicado. Ou pior: as pessoas escolhem o médico simplesmente pelo sorteio de um nome no livro do plano de saúde”, diz Ricardo. Isso na rede privada. Na rede pública, onde não há tanta liberdade de escolha, o site pode ajudar a melhorar a assistência médica, a satisfação do usuário e ainda servir de suporte para os gestores.

Por outras palavras: mais do que uma ferramenta técnica, o site funciona como uma ferramenta de cidadania. E de forma bem simples. No site, o usuário responde a perguntas sobre atendimento, exames, internação e emergência e pode deixar comentário com suas opiniões. Para visualizar os comentários, basta selecionar o estado e a cidade e digitar no campo de busca o nome do local. Se deseja procurar de forma genérica como “hospital” ou “emergências” ou “UPA”, também é possível. “Trabalhamos para que em breve a busca por especialidades esteja habilitada”, aposta Ricardo.

Ao final, tem-se um ranking baseado em critérios elaborados por especialistas do Departamento de Planejamento do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), liderados pelo professor Aluisio Gomes da Silva Junior, que também é pesquisador do Lappis. A intenção do Projeto, segundo o médico Ricardo, é fazer parcerias de forma que se possa aportar a gestão de informações quanto à satisfação com a rede. Dessa forma, é possível que se vislumbre ações em pontos críticos, onde há muita insatisfação, e a reversão do problema.

“Esperamos que o (im)Paciente induza à reflexão sobre o que faz os usuários do serviço elogiarem determinado lugar e estimular a disseminação destas práticas”, conta. “O espaço também permite uma interação mais direta dos gestores com os usuários, havendo a possibilidade das instituições parceiras responderem aos comentários e esclarecer dúvidas e problemas enfrentados pelos pacientes”. A boa notícia é que, até aqui, as pessoas têm elogiado mais do que criticado à qualidade dos serviços.
Para aprimorar ainda mais o (Im)paciente e facilitar o uso, algumas novidades estão sendo encaminhadas, como a criação de núcleos de comentários, de forma que o ranking se torne algo local. Mas, a julgar pelo início promissor, a ferramenta será bastante útil tanto no papel de guia para os usuários quanto para melhorar a assistência médica na saúde pública e privada.

Acesse o (Im)paciente clicando aqui

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