Quer opinar sobre os serviços de qualquer hospital, laboratório ou clínica do país? Precisa de informações na hora de escolher um médico? Agora, isso ficou mais simples. O projeto (Im)paciente, criado pelo médico Ricardo Heber, da área de Medicina Preventiva e Social do Instituto de Saúde da Comunidade do Hospital Antonio Pedro (HUAP) da UFF, ajuda. No ar desde novembro do ano passado, o site www.impaciente.org reúne o cadastro de todos os estabelecimentos de saúde do país. E, mais do que isso, funciona como um espaço onde os usuários podem opinar sobre a qualidade dos serviços prestados.
O nome é oportuno. Ricardo Heber conta que a ideia surgiu quando ele percebeu que as pessoas escolhiam médicos e serviços de saúde baseados em poucas informações. “Normalmente através da indicação de um(a) amigo(a) ou da indicação feita por outro médico, que geralmente é colega de quem está sendo indicado. Ou pior: as pessoas escolhem o médico simplesmente pelo sorteio de um nome no livro do plano de saúde”, diz Ricardo. Isso na rede privada. Na rede pública, onde não há tanta liberdade de escolha, o site pode ajudar a melhorar a assistência médica, a satisfação do usuário e ainda servir de suporte para os gestores.
Por outras palavras: mais do que uma ferramenta técnica, o site funciona como uma ferramenta de cidadania. E de forma bem simples. No site, o usuário responde a perguntas sobre atendimento, exames, internação e emergência e pode deixar comentário com suas opiniões. Para visualizar os comentários, basta selecionar o estado e a cidade e digitar no campo de busca o nome do local. Se deseja procurar de forma genérica como “hospital” ou “emergências” ou “UPA”, também é possível. “Trabalhamos para que em breve a busca por especialidades esteja habilitada”, aposta Ricardo.
Ao final, tem-se um ranking baseado em critérios elaborados por especialistas do Departamento de Planejamento do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), liderados pelo professor Aluisio Gomes da Silva Junior, que também é pesquisador do Lappis. A intenção do Projeto, segundo o médico Ricardo, é fazer parcerias de forma que se possa aportar a gestão de informações quanto à satisfação com a rede. Dessa forma, é possível que se vislumbre ações em pontos críticos, onde há muita insatisfação, e a reversão do problema.
“Esperamos que o (im)Paciente induza à reflexão sobre o que faz os usuários do serviço elogiarem determinado lugar e estimular a disseminação destas práticas”, conta. “O espaço também permite uma interação mais direta dos gestores com os usuários, havendo a possibilidade das instituições parceiras responderem aos comentários e esclarecer dúvidas e problemas enfrentados pelos pacientes”. A boa notícia é que, até aqui, as pessoas têm elogiado mais do que criticado à qualidade dos serviços.
Para aprimorar ainda mais o (Im)paciente e facilitar o uso, algumas novidades estão sendo encaminhadas, como a criação de núcleos de comentários, de forma que o ranking se torne algo local. Mas, a julgar pelo início promissor, a ferramenta será bastante útil tanto no papel de guia para os usuários quanto para melhorar a assistência médica na saúde pública e privada.
Acesse o (Im)paciente clicando aqui
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