Referência em Belo Horizonte (MG) pela assistência materno-infantil e parceiro do LAPPIS, o Hospital Sofia Feldman lançará o programa “Incubadora da Integralidade” em julho. Para a inauguração deste projeto, será realizado um seminário, nos dias 10 e 11 de julho, sobre a produção do conhecimento e as práticas cuidadoras na saúde da mulher e do recém-nascido no HSF.
O seminário, ao constituir-se como uma atividade do Programa interinstitucional técnico-científico nas áreas da saúde da mulher e da criança “Incubadora da integralidade”, tem como principais objetivos divulgar e difundir o conhecimento sobre inquietações/agenda/ linhas de pesquisa do programa, proporcionar a troca de saberes e experiências entre profissionais e pesquisadores de diferentes áreas e serviços de saúde, assim como estabelecer parcerias interinstitucionais, o que facilitará a gestão do conhecimento produzido na Instituição. Foram definidos como eixos temáticos desse evento as práticas cuidadoras hegemônicas e alternativas; os processos avaliativos na assistência e os aspectos éticos na produção e no consumo do conhecimento na atenção à mulher e ao recém nascido.
A participação é gratuita, com inscrição prévia (máximo de 120 pessoas). Serão convidados profissionais da instituição ligados à gestão, ao ensino e à pesquisa; estudantes de pós-gradução; pesquisadores; representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias Estadual e Municipal (área técnica saúde da mulher e da criança) parceiros do HSF ligados a assistência, ao ensino e a pesquisa e representantes dos usuários. Roseni Pinheiro, Madel Therezinha Luz e Ruben Mattos representam o LAPPIS no evento, em palestras e conferências.
O Seminário Inaugural do Programa Incubadora da Integralidade acontecerá no Centro de Capacitação do Hospital Sofia Feldman (Auditório e salas de apoio- 120 lugares), das 9 às 17h, nos dias 10 e 11 de julho.
Confira a programação:
Dia: 10/07/08
Manhã
09:00h – Credeciamento
09:30h – Abertura:
10:30h- Conferência de abertura: Práticas de cuidado e pesquisa: interfaces possíveis
Roseni Pinheiro
Professora titular do IMS/UERJ, Coordenadora do grupo de pesquisa LAPPIS
11:30-12:00- Apresentação do Programa Interinstitucional “Incubadora da Integralidade”
Elysângela Dittz Duarte
Doutora em Ciências da Saúde, Coordenadora da Linha de Cuidado Perinatal
Tarde
14:00 – 17:00- Mesa: A experiência com as medicinas alternativas no Equador e as implicações dessas práticas para a pesquisa
Dr. Raul Mideros Morales
Médico, Mestre em Saúde Pública e Antropologia; Professor da Universidade Símon Bolivar- Equador
Dra. Madel Therezinha Luz
Doutora em Ciências Políticas/ USP, Profa. Titular do IMS/ UERJ
Coordenadora do grupo de pesquisa CNPq “Racionalidades médicas e práticas de saúde”
Debate
Data: 11 /07/08
Manhã
09:30- 12:00 – Avaliação do cuidado na assistência a mulher e ao recém-nascido: abordagens interdisciplinares de pesquisa.
Dra. Roseni Rosângela de Sena
Profa. Emérita da Escola de Enfermagem da UFMG, Doutora em Enfermagem da USP
Aspectos subjetivos do cuidado e os indicadores propostos pela PNH
Serafim Barbosa Santos-Filho
Médico Sanitarista, Consultor da Política Nacional de Humanização
14:00- 16:00
Dilemas da ética na pesquisa em serviços de saúde
Dra. Iara Guerriero
Doutora em Saúde Púbica/USP, Coordenadora do CEP/ Secretaria Municipal de São Paulo
Integralidade, Responsabilidade e Solidariedade na produção e consumo do conhecimento
Dr. Ruben Mattos
Prof. Titular do IMS/UERJ, Coordenador do LAPPIS
16:30 – Encerramento
Seja o primeiro a comentar