Notícia

Histórico sobre o Curso de especialização em Gestão do Direto à Saúde

O Curso de Especialização em Gestão do Direito à Saúde é um curso que partiu da experiência do Lappis na continuidade ao apoio oferecido à turma de Mestrado Profissional em Gestão de Sistema de Saúde, sob a ótica da integralidade das ações na atenção básica em saúde. A previsão de início das aulas será em março de 2019, com a expectativa de atingir um público disposto a contribuir com o objetivo do curso.

Na constatação feita pelo grupo de pesquisa do Lappis foi impulsionada a sistematização de conteúdos específicos, capazes de orientar a gestão de sistemas estaduais e municipais de saúde na sua tarefa de garantir o acesso à saúde como direito e serviço, numa perspectiva interdisciplinar, tendo em vista a pluralidade de demandas, necessidades e oferta de cuidados às pessoas.

Na evidência que os princípios do Sistema Único de Saúde carecem de estratégias para sua afirmação no cotidiano das instituições de saúde, coube às instituições de ensino ser a principal promotora dos processos formativos coerentes com o seu cumprimento como ação constitucional.

Nesse contexto, a oferta de um curso no nível da especialização significa contribuir para o preenchimento de uma importante lacuna no processo de formação dos profissionais que tem a saúde e/ou a gestão de serviços como campos de atuação ou objetos de trabalhos.

Esse curso de especialização abrange docentes e pesquisadores de saúde coletiva do IMS/ UERJ junto aos associados do Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS- Laboratório de Pesquisa e Práticas de Integralidade em Saúde da UERJ, do instituto de Medicina Social e, além dos professores convidados de outras instituições de ensino com domínio nos campos temáticos específicos, sob a coordenação de Felipe Asensi e Roseni Pinheiro, líder do grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS.

Início do curso: Março de 2019;

Inscrições: a partir do dia 1 de outubro;

Para se inscrever e saber outras informações, consulte aqui;