Notícia

Lappis irá promover Curso de Especialização em Gestão do Direito à Saúde

 Com previsão para iniciar em março de 2019, o Curso de Especialização em Direito à Saúde pode ser realizado por interessados que tenham diversas profissões, seja Administração, Advocacia, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Medicina entre outros. São concedidas 50 vagas e as inscrições começam a partir do dia 1° de outubro.

Os alunos cursarão seis disciplinas, como Direito à Saúde, Gestão em Saúde, Reivindicação de Direitos, Prática na Saúde (supervisionada), Metodologia da Pesquisa e ao final do curso, a Monografia. E os professores que ministrarão as aulas serão: Felipe Asensi, Roseni Pinheiro (líder do grupo de pesquisa Lappis), Elaine Rabelo, Ana Maria Auler, Aluísio Gomes, Martinho Silva e Eduardo Levcovitz.

O Curso, coordenado por Felipe Asensi e Roseni Pinheiro, nasceu da experiência do Lappis em dar continuidade ao apoio oferecido à turma de Mestrado Profissional em Gestão de Sistema de Saúde (2010/2011), sob a ótica da integralidade das ações na atenção básica em saúde. Sua finalidade consiste em auxiliar a efetivação da política de educação permanente na saúde junto aos Estados e Municípios do país, no que diz respeito à necessidade de se implementar iniciativas de qualificação profissional que ofereçam subsídios capazes de colaborar com o redirecionamento e avanço das políticas e programas de gestão do trabalho e da educação em saúde.

O objetivo geral do curso é o de fornecer subsídios teóricos e práticos, de natureza interdisciplinar e multiprofissional, para o desenvolvimento de habilidades e construção de atitudes que possibilitem instrumentalizar profissionais envolvidos com a temática, a partir da compreensão crítica e reflexiva sobre o princípio do acesso universal, sob a ótica da integralidade das ações e sua operacionalização, com a centralidade no usuário como uma questão de cidadania.

As inscrições serão realizadas na Secretaria de Pós-Graduação do IMS na UERJ.

Veja o Edital: Edital Especialização

Serviços

Secretaria de Pós-Graduação do IMS – São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Bloco D, 7° andar.