Notícia

Fique por dentro dos melhores momentos do Simpósio sobre apoio

Simpósio 9 versão siteO Simpósio final da pesquisa “Áreas programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, que teve edições nos dias 12 e 13 de Agosto, terminou hoje (14/08). Passaram pelas cadeiras do Auditório do IMS -UERJ, profissionais de saúde, docentes, estudantes, gestores e apoiadores. No primeiro dia de evento, o foco foi apresentar os dados da pesquisa para os participantes da região sudeste, com a presença dos pesquisadores Fabio Hebert, Tatiana Coelho, da coordenadora do LAPPIS Roseni Pinheiro e de Aluísio Gomes, um dos organizadores do Simpósio. Aluísio conduziu os debates sobre os eixos transversais da pesquisa e discorreu sobre como foi feito esse mapeamento de apoiadores no Brasil. Logo depois, Dário Pasche, diretor geral da SES-RS, completou o time em uma mesa redonda bastante produtiva, onde conversou com o público. Ao final do encontro, foi exibida uma “amostra” do documentário sobre a pesquisa do LAPPIS e sobre o Apoio em geral, que está sendo produzido em parceria com uma equipe audiovisual. A reação dos que assistiram foi bem positiva e eles puderam reconhecer na tela as singularidades de se fazer apoio, de ser apoiado, assim como também puderam ver a trajetória da pesquisa.

O dia 13, segundo dia de Simpósio, Fábio Hebert coordenou uma mesa onde o discurso era direcionado para as quatro regiões que inscreveram relatos de experiências para essa pesquisa, e, logo depois, a pesquisadora Raphaela Daros, veio somar na mesa abordando os processos de gestão e de formação de serviços de saúde sob a ótica do apoio. Neste mesmo dia, foram lançadas exclusivamente as seguintes publicações da Pesquisa:

– Roseni Pinheiro, Tatiana Coelho Lopes, Fabio Hebert e Aluisio Gomes da Silva Jr.(Org.) Práticas de Apoio e a Integralidade no SUS: Por uma estratégia de rede multicêntrica de pesquisa.  Rio de Janeiro. CEPESC EDITORA – ABRASCO. 2014.

– Roseni Pinheiro, Tatiana Coelho Lopes, Fabio Hebert e Aluisio Gomes da Silva Jr.(Org.)  Experenci(ações) e práticas de apoio no SUS: Integralidade, áreas programáticas e democracia institucional Rio de Janeiro. CEPESC EDITORA – ABRASCO. 2014.

Para finalizar com chave de ouro, o terceiro e último dia de evento teve uma roda de conversa logo pela manhã, coordenada por Roseni Pinheiro, cujo tema era a transversalidade e a formação de apoiadores. Mais tarde, a professora Liane Righi, figura muito importante na articulação da pesquisa na região Sul, falou sobre a gestão e os processos de trabalho.

O auditório ficou cheio em todos os dias e, para quem não conseguiu comparecer, a equipe do TeleSSaúde transmitiu ao vivo a programação, através de um link disponibilizado aqui no portal do LAPPIS.   

Em breve, fotos do evento estarão em nossa página do facebook!

 

* O Simpósio foi organizado por: Roseni Pinheiro, Fabio Hebert da Silva, Tatiana Coelho Lopes e Aluisio Gomes da Silva Jr. Apoiando e ajudando na organização, estava o pesquisador Leandro Gonçalves e o gerente de projetos Júlio Evo.

Promoção: Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde, Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Ministério da Saúde/DAPES e  OPAS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*