Notícia

Exposição de relatos no site da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária

 
arte comissao da verdadeA Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS) criou uma seção em seu site para o envio de relatos de trabalhadores da saúde que sofreram perseguições, violações, torturas, sequestros e assassinatos durante a ditadura militar, que ocorreu no Brasil de 1964 a 1985. Essa iniciativa faz parte no movimento de abertura dos arquivos dos “porões da ditadura militar”, oferecendo possíveis respostas para as infinitas perguntas que ainda rondam a nossa sociedade.
Os relatos, que podem ser anônimos, são importantes na busca por informações sobre aqueles que ainda não tiveram seus direitos políticos restaurados ou que seguem desaparecidos. O objetivo é criar um banco de dados, que permitirá contar uma parte da História do Brasil no período, pelo viés da Saúde. Os usuários podem incluir suas histórias, relatos e observações pela internet ou pelo próprio celular, garantindo a facilidade e rapidez do fluxo de informações. O sistema distribui essas informações pelas regiões do Brasil, garantindo uma melhor compreensão dos fatos.
No mapa de relatos é possível verificar qual o tipo de violação foi sofrida pela vítima, assim como em quais estados do país elas ocorreram. Dados pessoais não são exibidos, priorizando o teor dos relatos e os números. O mapa serve como um instrumento de pesquisa para aqueles que se interessem pelo assunto,mantendo um compromisso com a história do nosso país. Desde o seu primeiro dia de funcionamento (7/07), já foram postados 13 relatos, que mostram que a ditadura militar brasileira atingiu duramente o setor de saúde de norte a sul do país.
A CVRS tem como objetivo investigar as violações de direitos humanos praticados por agentes do estado (1964 – 1985) contra trabalhadores da saúde, de modo a compartilhar as informações e conhecimentos produzidos com outras entidades e instituições que partilhem destes mesmos objetivos e princípios, e com a sociedade brasileira em geral, de modo a contribuir para um projeto de sociedade democrática e justa. Criada pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e pelo Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), tendo sido lançada durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, da Abrasco, em novembro/2013, a Comissão conta com o apoio do Icict, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), do Sindicado dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e da Comissão da Verdade Rio, e tem núcleos nos estados da Bahia, Brasília, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para obter outras informações sobre a Comissão Nacional da Reforma Sanitária ou enviar um relato, acesse: http://adm.ceag.unb.br/mapacvrs/
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*