Notícia

Expectativas do Seminário: Como e por quem ele é organizado?

O Seminário do projeto Integralidade apresenta nos próximos dias 10, 11 e 12 de Setembro sua oitava edição. Nesta época, as atenções no Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro se voltam para o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde. 

O Seminário do projeto Integralidade apresenta nos próximos dias 10, 11 e 12 de Setembro sua oitava edição. Nesta época, as atenções no Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro se voltam para o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde.  Contudo, para que o evento ocorra da melhor forma possível, diversos profissionais entre bolsistas da graduação, mestrandos, colaboradores de outras instituições além dos coordenadores do projeto se mobilizam para oferecer aos participantes e convidados, um seminário de qualidade, que possa agregar conhecimentos a seus estudos e acrescentar boas experiências a quem participa e colabora.

 

De acordo com Natalia Siqueira, bolsista de iniciação científica do LAPPIS pela FAPERJ e uma das organizadoras do evento, o evento começa a ser pensado no início do ano. É neste período que todos se organizam no sentido de convocar os pesquisadores que participaram do seminário. É determinado quem serão os palestrantes, que em geral são aqueles que têm mais afinidade com o tema escolhido: “Depois que escolhemos os participantes, começamos a pensar o seminário operacionalmente, todo o evento é organizado por voluntários, maioria estudantes de vários cursos- direito, comunicação, psicologia, enfermagem, medicina, temos docentes também. Não há cobrança de inscrição e os apoios concedidos são de instituições das quais os pesquisadores do lappis fazem parte. Trabalhamos na confecção de convites, marcação de salas, apoio e logística. A experiência de cada ano é passada para os outros que chegam. È aprendizado. Até o cartaz e o folder nós discutimos e escolhemos coletivamente”.

 
O ateliê também é parte fundamental no evento. Para avaliar os trabalhos que são enviados, os coordenadores do LAPPIS designam pareceristas – avaliadores que aprovarão ou não os estudos dos participantes. Eles têm a incumbência de escolher no máximo cinco trabalhos para compor cada ateliê, que estão divididos em pesquisa, serviço e ensino. É importante salientar também que os pareceristas são pesquisadores que participam do evento seja na qualidade de palestrantes, integrantes da comissão de avaliadores ou ainda, como convidados em cada mesa de debates.
 
Para os últimos preparativos, foi agendada uma reunião no próximo dia 03 de Setembro com todos os membros do projeto Integralidade para acertar os detalhes finais do seminário. Os integrantes do Lappis irão discutir questões que permeiam a logística do evento que conta também com a presença dos monitores – acadêmicos que terão a incumbência de auxiliar e dar suporte aos bolsistas. Eles, que também serão encarregados da distribuição de material e instruções aos participantes estarão a disposição de quem por ventura perdeu a data de inscrição pela internet e gostaria de participar, ao menos como ouvinte.
 
A cobertura do seminário ficará a cargo da equipe de Comunicação do LAPPIS.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*