Notícia

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio lança o primeiro número de 2008 de Trabalho, Educação e Saúde

O conteúdo do periódico está disponível gratuitamente no sitewww.revista.epsjv.fiocruz.br 

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fiocruz, acaba de publicar o primeiro número deste ano (volume 6, número 1) do periódico Trabalho, Educação e Saúde, que marca a sua indexação na base de dados LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, o principal índice bibliográfico da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), da Bireme. Tal fato fortalece a circulação da revista, garantindo, ainda mais, a sua inserção internacional no cenário da divulgação da produção acadêmica.

O ensaio Notas sobre as inflexões da Teoria Crítica na formação técnica na saúde, da pesquisadora do LAPPIS Isabel Brasil, relaciona a herança da Teoria Crítica, o problema da educação para a emancipação e a formação dos trabalhadores dos serviços de saúde, em contexto do capitalismo desigual e combinado. Com base em reflexões de Theodor Adorno, que tratam de explicitar as dificuldades de emancipação, a autora reflete a respeito do ‘educar para o difícil’ na formação dos trabalhadores da saúde – mediante uma sociedade marcada pela heteronomia – em contraponto a um processo de ‘semiformação’ promovida no âmbito da ‘sociedade administrada’.

A publicação ainda traz como destaque uma entrevista realizada com Carmen Teixeira, professora associada do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*