A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), lança o segundo fascículo de 2009 do periódico Trabalho, Educação e Saúde (vol. 7, n.º 2). Confira os destaques dessa publicação aqui.
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), lança o segundo fascículo de 2009 do periódico Trabalho, Educação e Saúde (vol. 7, n.º 2). Neste número, a historiadora Virgínia Fontes critica as formas de determinismo dominantes e o pensamento pós-moderno, a fim de que se repense, em conjunto, a reflexão histórica, a dialética e o capitalismo contemporâneo.
Com sete textos, a seção Artigos apresenta três sobre a formação do trabalhador da saúde, com perspectivas bastante diferenciadas, porém complementares: uma reflexão em que se articulam propostas curriculares, concepções estruturantes de práticas de saúde e a construção de identidades dos enfermeiros; uma discussão teórica sobre a integralidade, com questões sobre as relações entre esse conceito e a educação profissional em saúde; e uma análise de casos oriunda de pesquisa-ação realizada com profissionais da atenção básica à saúde que se constrói em torno das possibilidades de apropriação do método Espirais D’Ascese.
Nos quatro textos restantes, a revista aborda a preocupação com a produção da saúde docente, os resultados de uma pesquisa sobre egressos de uma escola técnica de saúde, a complexidade da experiência de uma cooperativa de reciclagem de lixo no Rio de Janeiro e, por último, o desenvolvimento do direito à saúde no Brasil, num diálogo com as diferentes concepções de um conselho de saúde sobre a questão.
Em forma de relato, a revista traz ainda a descrição da experiência de formação de agente comunitário indígena de saúde no Rio Negro, na região amazônica. A entrevista deste número é com o professor André Malhão, cujo fio condutor é a atuação do Estado em sociedades marcadas pela contradição – como a brasileira. O leitor conta ainda com as resenhas de Eliza Bartolozzi Ferreira, sobre o livro Políticas públicas educacionais, e de Fabiane Santana Previtalli, a respeito da obra Capitalismo, Estado e Educação.
O conteúdo do periódico está disponível gratuitamente no site www.revista.epsjv.fiocruz.br
Seja o primeiro a comentar