Notícia

Entrevista: Paulo Henrique Martins, o Fórum ISA de Sociologia e o Foro Sur-Sur

Paulo_H_Martins.pngDe 4 a 6 de agosto, acontece em Buenos Aires o II Fórum ISA de Sociologia que, nesta edição, será dedicado ao tema da Justiça Social e Democratização e vai contar com variados grupos de trabalho.  O evento será seguido pelo Foro Sur-Sur: Ciencias sociales y colonialidad del saber. Teoría y Praxis, dia 6. Para falar sobre a importância dos dois eventos, o presidente da ALAS (Associação Latinoamericana de Sociologia), Paulo Henrique Martins, concedeu uma entrevista à jornalista argentina Cecilia Aldines, da Agência Télam, que o BoletIN reproduz agora.
 
Pergunta – Como presidente da ALAS, qual sua expectativa para o próximo Fórum ISA?
Resposta – A organização do Fórum ISA, em Buenos Aires, tem uma importância institucional muito grande para ampliar a presença dos sociólogos latinoamericanos no debate sobre a sociologia global. Essa é uma observação significativa se considerarmos que, tradicionalmente, a presença dos latinoamericanos na ISA (Associação Internacional de Sociologia) se dá, sobretudo, a partir de estratégias individuais e não, coletivas. O Fórum ISA pode assim significar um importante avanço para que as associações e escolas de sociólogos da região se organizem a fim de manter uma presença mais ativa no cenário mundial. Particularmente, gostaria de sinalizar o papel da ALAS para o êxito do evento, através da participação dos colegas Alberto Bialakowsky, ex-presidente da ALAS, e Alicia Palermo, editora da ALAS, na organização do Fórum. Esses colegas têm uma percepção clara da necessidade do avanço de iniciativas institucionais como essa, que ampliam a produção latinoamericana em ciências sociais e a aproximam das produções que se desenvolvem em outros continentes.
 
Pergunta – Por que você acredita que a postulação da Associação Latinoamericana de Sociologia (ALAS) e da Associação Argentina de Sociologia (AAS) foi escolhida para este Fórum Mundial da ISA?FORUM_ISA.jpg
Resposta – Como expliquei anteriormente, não há como negar a importâcia do trabalho político de nossos colegas Bialakowsky e Alicia Palermo para a realização do Fórum e, sobretudo, a importância de nossas instituições acadêmicas. Eles perceberam que a realização do Fórum da ISA na América Latina era uma iniciativa central para ampliar a presença da sociología latinoamericana no plano mundial. Como presidente da ALAS, gostaria de dizer que tais iniciativas espelham claramente as expectativas da maioria dos nossos associados.
 
Pergunta – O Fórum está organizado a partir de que grandes temas?
Resposta – O tema geral do Fórum da Isa, “Justiça Social e Democratização”, espelha aspectos centrais do problema do desenvolvimento mundial, neste momento, de modo particular, na América Latina. Como sabemos, o modelo dominante da modernização regional tem favorecido práticas autoritárias – através da centralização das decisões de políticas nacionais por uma tecnocracia elitista, alianças dos setores tecnocráticos com as oligarquias conservadoras e com grandes empresas estrangeiras – e moralmente injustas, pois tem contribuído para ampliar as desigualdades em termos de acesso de todos os individuos às mesmas condições de trabalho, educação, saúde, lazer e participação política. Desta maneira, juntar em um mesmo tema o debate sobre justiça e democraria favorece uma reflexão mais ampla sobre a compelxidade da democracia, que não pode se limitar apenas aos mecanismos de voto e representação eleitoral. Há desafios mais amplos relacionados a adoção de políticas de reconhecimento de diversidades e inclusão moral e afetiva que são decisivos para se repensar o termo democracia.

FORO SUR SUR_1.jpgPergunta – Será feito algum anúncio de importância para a região?
Resposta – Confesso não conhecer detalhes das conferências principais do Fórum da ISA. Todavia, considerando a importância dos conferencistas do evento, vamos ter, certamente, anúncios importantes para se pensar a região como parte distinta porém complementar da sociedade global.

Pergunta – Como você descreveria o pensamento que atualmente representa a sociología na América Latina?
Resposta –Neste momento, a América Latina avança rapidamente em uma crítica teórica importante de desconstrução da colonialidade de poderes e saberes e, em especial, dos modelos de desenvolvimento centralizados e dependentes. A realização de um Fórum Sur-Sur, logo em seguida do Fórum da ISA, patrocinado por importantes associações latinoamericanas como ALAS, AAS e ACAS (Associação Centroamericana de Sociologia) e também apoiada pela ISA, constitui uma conquista original e inovadora para se deslocar os lugares tradicionais de construção coletiva da sociologia localizada mundial e regionalmente. O Fórum Sur-Sur, que resulta de um esforço coletivo de importantes associações e colegas como Alberto Bialakowsky, Breno Rangel, Alicia Palermo, eu e outros, inaugura a perspectiva de um diálogo crítico mais permanente entre investigadores e ativistas simultaneamente a partir das margens do sistema global. A ideia de margem aqui não é só geográfica mas igualmente política à medida que o Fórum Sur-Sur ambiciona integrar igualmente o pensamento crítico pós-colonial e desprovincianizador que se desenvolve nas bordas institucionais do pensamento tradicional modernizador do chamado Centro do sistema. Isso explica que o apoio da ISA ao Fórum Sur-Sur é igualmente o apoio a novas ideias de crítica da crise da globalização neoliberal e da crise de teses convencionais que não se abrem para explicar as diversidades das identidades, a atualização de tradições e o surgimento de novas utopías.

Serviço:
II Fórum ISA de Sociologia – Justiça Social e Democratização: de 1 a 4 de agosto, na Faculdad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Mais informações: http://www.isa-sociology.org/buenos-aires-2012/

Foro Sur-Sur: Ciencias sociales y colonialidad del saber. Teoría y Praxis:6 de agosto, na Faculdad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Mais informações:  https://sites.google.com/site/forosursurcienciassociales/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*