Notícia

COMISSÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DISCUTE PLANO DIRETOR

DSC01828.JPGA Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde fez sua reunião dentro da programação do ABRASCÃO 2012. Em pauta, a revisão do Plano Diretor para a área, cujo texto preliminar foi discutido em vários pontos. Mediada por Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis e presidente em exercício da Comissão, a reunião aconteceu nessa quinta à tarde.

Para Kenneth Rochel Camargo Jr.,vice-presidente da Comissão, mais do que a discussão pontual do texto do Plano Diretor, que está longe de ser finalizado, a reunião foi importante por ter tocado em pontos delicados como o papel da Comissão e as discussões que dizem respeito à avaliação acadêmica junto às agências de fomento.

“Houve aqui avanços importantes em torno dessas questões menos formais e mais substantivas”, argumentou Kenneth. “Conseguimos compartilhar informações e agora vamos tentar formatar algo até o nosso próximo encontro”. A próxima reunião já está agendada para dezembro, no Rio de Janeiro e, até lá, os membros da Comissão se comprometeram a fazer reuniões online para continuar a discussão.

novo_3.jpgMaria Lúcia Bosi, do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará, que também integra a Comissão e participou da reunião de ontem, a retomada dessas questoes que estavam no Plano Diretor mas ainda não suficientemente debatidas, foi extremamente importante.

“De um modo geral, saio feliz por participar de uma discussão que atualiza o papel da comissão enquanto expressão desse núcleo do conhecimento a que chamamos de ciências sociais e humanas”, disse Maria Lúcia. “E, em termos mais especificos, me agrada que a gente avance no debate sobre a avaliação acadêmica e esse regime de produtivismo que nos ameaça, de certa maneira, enquanto legitimidade do campo”.

O VI CBCSHS, na UERJ, em 2013

A reunião foi importante ainda para um apanhado geral sobre a organização e andamento do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde Coletiva, que acontece daqui a exatamente um ano, entre 14 e 18 de novembro de 2013, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Até o momento, foram 4 reuniões preparatórias para o evento, que terá como tema “Circulação e diálogo entre saberes e práticas no campo da saúde coletiva”.

novo.jpgEm dezembro, acontece o quinto encontro da Comissão, que vem discutindo desde questões operacionais até as mais programáticas. Você pode acompanhar todas as informações sobre o VI CBCSHS pela página do Congresso no facebook. As inscrições para propostas de Grupos de Trabalho prosseguem até o dia 25 de novembro e podem ser feitas através do email cienciassociaisesaude@gmail.com. Veja outras informações aqui.

Participaram da reunião da Comissão, na tarde dessa quinta-feira, além de Roseni Pinheiro (Lappis-IMS-UERJ) e Kenneth Camargo Jr. (Lappis-IMS-UERJ), os pequisadores Madel Therezinha Luz (ISF-UFF UFRGS), Maria Lucia Bosi (DSC-UFC), Aurea Ianni (FSP-USP), Vilma Santos (UFRGS), Marta Verdi (UFSC), Ivia Maksud (ISC-UFF), Solange Labbate (DSC-UNICAMO), Rafaela Zozanelli (IMS-UeRJ), Martinho Silva (IMS-UERJ) e Jorge Iriart (ISC-UFBA).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*