A Associação Brasileira de Saúde Coletiva vai realizar, no 9º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que acontece entre os dias 7 e 10 de Setembro em Vitória, ES, mais uma homenagem à Eleutério Rodriguez Neto, pela sua atuação na luta por uma saúde igualitária, integral e universal, pensada e estruturada para atender todos os brasileiros. Desta vez, a Abrasco realizou um documentário para contar um pouco a trajetória deste homem que lutou para que a saúde fosse definida na Constituição Federal como um direito do cidadão e um dever do Estado.
Ao longo de vários depoimentos, dentre eles, o da viúva Lúcia Ypiranga, o vídeo também conta a trajetória da Saúde Coletiva no Brasil, tendo como fio condutor a atuação de Eleutério, “sempre combativa, às vezes contundente e incômoda” como se refere José Gomes Temporão e Henri E. Jouval Jr. O sanitarista Eleutério Rodriguez Neto foi vice-presidente da Abrasco na gestão 1986/1987, um dos fundadores do Centro de Estudos Brasileiros em Saúde (Cebes) e Secretário Geral do Ministério da Saúde durante a 8ª Conferência de Saúde, realizada em 1986 e que fundou as bases para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Documentário Eleutério Rodriguez Neto será exibido pela primeira vez durante o EpiVix, no dia 8 de setembro, a partir de 12h30, durante a Sessão Especial pelas comemorações dos 35 anos da Abrasco.
Para ver o teaser, acesse!
Clique aqui, e saiba mais sobre o Epivix!
Seja o primeiro a comentar