Notícia

Dirigentes Municipais propõem mobilização social em defesa da Regulamentação da Emenda 29

Durante evento em Brasília, os dirigentes municipais da saúde de Mato Grosso lançaram um manifesto pela regulamentação imediata da Emenda Constitucional 29, que tramita lentamente no Congresso Nacional, e propuseram uma mobilização social em defesa do SUS. Confira a carta do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS-MT) na íntegra.

Os Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso, liderados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS-MT) participaram, em Brasília, do XXV Congresso Brasileiro de Secretarias Municipais e do VI Congresso Brasileiro de Cultura da Paz e Não Violência. Durante o encontro, os dirigentes municipais da saúde de Mato Grosso lançaram um manifesto pela regulamentação imediata da Emenda Constitucional 29, que tramita lentamente no Congresso Nacional.

No manifesto os secretários alertam que a Emenda 29 representa condição vital para a sobrevivência do Sistema Único de Saúde (SUS). Afirmam ainda que o sistema público de saúde enfrenta profundas dificuldades para garantir o direito constitucional a saúde da população, principalmente por causa da falta de recursos financeiros. A perda financeira do SUS pelo não cumprimento da Emenda Constitucional 29 chega a cifras de R$ 1 bilhão e 392 milhões por ano e a perda estimada ao longo de 2000-2008 foi de 12 bilhões.
 
 A conjuntura da crise mundial no Sistema Financeiro determina que os governos subsidiem o capital privado, para evitar principalmente o desemprego, fato que implica na redução dos recursos para investimento nas políticas públicas, dentre elas o Sistema Único de Saúde. Esta realidade ameaça a sobrevivência do SUS.
 
Diante disso, o COSEMS/MT vem pedir a toda a para unir forças e fazer pressão junto aos parlamentares da bancada federal para regulamentação da Emenda 29, usando os espaços de mídia para criar o fato político desse movimento que não é isolado de Mato Grosso, pois está sendo desencadeado pelos gestores municipais de saúde de todo país.
 
Nesse desafio pedimos a colaboração de todos para levantar o maior número possível de assinaturas da população matogrossense (todos são usuários do SUS), para entregar aos parlamentares, no evento “Mobilização e Debates em Defesa do SUS” marcado para 25 de junho de 2009, às 19h00 no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
 
Para mais informações, acesse o site do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso-COSEMS/MT.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*