Notícia

Destaque do BoletIN das Comemorações dos 20 anos da Implantação do SUS

Análise de Sônia Fleury: “Partidos, governo e os equívocos sobre o SUS” e a edição de janeiro 2009 do American Journal Public Health por Kenneth Rochel de Camargo Jr.
O Centro Brasileiro de Estudos em Saúde divulgou em seu blog, através da presidente Sônia Fleury, texto que comenta os rumos da saúde pública brasileira no ano de 2008, em que se comemorou 20 anos da implantação do SUS Constitucional. Dentre outras atribuições, ela escreveu a respeito da importância da atenção à saúde para a população brasileira e lembrou a grande preocupação existente com as dificuldades de acesso a serviços de saúde pública.
 
Embora os fatos listados sejam de grande relevância, ela acredita na existência de considerável avanço em detrimento dos anos anteriores, embora pondere que ainda exista longo caminho a percorrer: “Impossível desconhecer os dramas cotidianos pelos quais passam pacientes e familiares e, fundamentalmente, a insegurança da maioria da população em relação à garantia efetiva de uma atenção integral, que realize o direito à saúde que foi garantido na Constituição de 1988”, salienta a presidente da instituição.
 
Neste sentido, ela explica que as mazelas encontradas no Sistema Único de Saúde têm suas raízes na maneira descomprometida em que este foi implantado nas diversas regiões brasileiras: “Esta insegurança tem fundamentos concretos em vários municípios brasileiros, cuja implantação do SUS se deu de forma imperfeita e truncada, mas também é fruto da ausência de informações sobre milhões de pessoas que, anualmente, são atendidas em todo o país em serviços da mais simples a mais alta complexidade”.
 
Sônia Fleury ainda destaca a questão política que envolve o SUS e critica o posicionamento do governo no que diz respeito a esta temática: “Se, por um lado, os partidos da base governista sempre disputaram com ardor a direção dos órgãos e serviços da saúde, eles têm sido totalmente omissos na defesa do SUS, como política pública. Haja vista a quase total ausência de celebrações por parte dos governos – nacional, estaduais e municipais – na celebração dos 20 anos do SUS, uma dos baluartes da inclusão social da nossa recente democracia”.
 
Para finalizar o manifesto, a presidente do Cebes e docente da EBAPE/FGV, segue no relato de suas divergências com relação ao governo e ainda comenta a postura da administração pública direcionada a atenção primária em saúde: “(…) percebemos quão distante esta proposta está do SUS, já que a única referência à saúde é quando, legalmente, as funções do gestor municipal incluem a gestão plena do sistema ou a gestão plena da atenção primária, sempre em articulação à rede local e/ou regionalizada. Concentrar-se apenas na atenção primária não é apenas um equívoco técnico, é uma opção política pela focalização em detrimento de sua articulação no interior de sistemas universais e integrais, únicos capazes de garantir a plenitude dos direitos sociais”, pontua.
 
Edição de janeiro 2009 do American Journal Public Health por Kenneth Rochel de Camargo Jr.
 
A revista American Journal Public Health inaugura sua edição de Janeiro de 2009 destacando experiência brasileira de 20 anos da Construção do Sistema Nacional de Saúde Brasileiro o SUS, trazendo em sua capa a foto histórica do Dr. Ulysses Guimarães erguendo a Constituição Brasileira de 88. Por sugestão da editora do AJPH, Mary Evelyn Northridge, o professor Kenneth Rochel Camargo Jr. escreveu um texto homenageando a memória do dr. Ulysses fazendo ligação com o início do SUS na carta de 1988. O professor Kenneth descreve sua sensação ao ver a edição: “ver a foto do dr. Ulysses na capa da mais importante revista de Saúde Pública me deu uma alegria indescritível. Mas queria dizer que na verdade, o importante é ver o reconhecimento do nosso SUS, criado com importante participação do IMS. Que a vida e a luta desse ícone de nossa democracia nos inspire nos anos à frente! confira http://www.ajph.org/content/vol99/issue1/cover.shtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*