A educação permanente em saúde pode ser entendida como uma prática de ensino e aprendizagem, assim como uma política de educação na saúde, tendo em vista as aplicações de diversos conceitos, como os de cidadania, educação, pesquisa e trabalho; que são colocados em constante análise. No processo de aprendizado e ação, são construídos espaços coletivos para que possamos refletir sobre o sentido dos atos produzidos no cotidiano. O objeto de transformação é o verdadeiro sujeito no processo de trabalho, orientado para melhoria da qualidade da atenção à saúde.A proposta de Educação Permanente em Saúde opera sobre as práticas profissionais com o intuito de formar para depois transformar, e tem como cenário o campo da gestão, do ensino, da atenção e do controle social em saúde.
Para os que estão no Sul do país e desejam uma oportunidade de fazer um curso de especialização em Educação permanente, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), iniciou o processo de inscrição de alunos para os cursos de Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde e de Aperfeiçoamento em Atualização Multiprofissional em Educação e Ensino da Saúde. O programa envolve o aperfeiçoamento e a especialização de atores sociais vinculados ao SUS, que exercem ou pretendem exercer o papel de mediadores, facilitadores ou apoiadores em educação permanente em saúde.
A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP/CGESP/SAA/SE), também parceira nesta ação, informa que o Ministério da Saúde terá 200 vagas para seus trabalhadores.
As inscrições estão abertas até o dia 01 de julho. Acesse o edital em: http://www.redehumanizasus.net/85006-oportunidade-de-especializacao
Qualquer dúvida, envie um e-mail para: educacaopermanente.ms@saude.gov.br
Seja o primeiro a comentar