Notícia

Curso de desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS): Portas abertas para o conhecimento em saúde coletiva

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul lança nos meses de julho, agosto e setembro o curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS, que vai capacitar 280 profissionais e agentes das principais secretarias de saúde da região mato-grossense.

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul promove nos meses de julho, agosto e setembro o curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS, que vai capacitar 280 profissionais e agentes das principais secretarias de saúde da região mato-grossense. Este investimento vai contribuir de forma eficaz no fortalecimento do Sistema único de saúde e na busca por otimizar o ensino e o cuidado para usuários da saúde pública.

Com apoio do Núcleo de Desenvolvimento e Saúde (NDS), entidade responsável pela criação do curso, e regido pelos pesquisadores Julio S. Muller Neto e Fátima Ticianel, que contam ainda com a assessoria da sanitarista Roseni Pinheiro (IMS/UERJ) o evento terá como finalidade, contribuir para a qualificação das práticas de gestão e cuidado em saúde coletiva. Por essa razão, serão ministradas oficinas pedagógicas onde serão otimizadas as relações entre instituição de ensino, pesquisa, gestão e cuidado. Lecionam no curso, profissionais da rede pública de saúde com pós-graduação e docentes do Instituto de Saúde Coletiva da UFMG.

Oito cidades foram escolhidas para a aplicação do projeto: Sinop, Nossa Senhora do Livramento, Campo Verde, Jaciara, Diamantino, Alta Floresta, Barra do Graças e Lucas do Rio Verde, onde a programação foi divida por grupos de interesse. Nos municípios de Sinop e Nossa Senhora do Livramento, o curso já foi concluído. Em Campo Verde, Jaciara e Diamantino o primeiro ciclo de aulas terminou, contudo, o segundo módulo foi programado para agosto. Os municípios de Alta Floresta, Barra do Garças e Lucas do Rio Verde entretanto, terão as aulas iniciadas somente no mês de setembro. Parceria entre o NDS e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MT) o projeto se baseia na realidade de cada cidade, onde os debates propostos e escolhas metodológicas incluem um conjunto de textos e informações adicionais que possibilitam reflexões e melhoram a construção coletiva do conhecimento.

Com o pensamento de que podem fazer a diferença e não esperar que os problemas mudem por si só, os alunos do curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS têm pela frente a missão de trabalhar as questões sugeridas pelos gestores do curso e tentar aplicar os novos conhecimentos em sua vida cotidiana. Ao fim dos estudos, tornam-se capacitados a elaborar um dossiê, conhecido como Agenda de Educação Permanente que visa enfatizar a questão do cuidado para os usuários, e assegura o despertar do sentimento de solidariedade e acolhida que deve ser inerente a quem lida com saúde pública. E torna palatável o desafio de constituir reais mudanças na vida de quem cuida e de quem recebe cuidados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*