Notícia

Integralidade foi tema de debate na Universidade de Buenos Aires

DSC05345O Lappis esteve em Buenos Aires para participar da IX Jornadas Nacionales de Debate Interdisciplinario en Salud y Población, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de agosto, na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires. O tema deste ano é Direito à Saúde e Proteção Social. Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, integrou na sexta-feira, 12, à tarde o painel “Cuidado e Integralidade em Saúde e Direitos”.

"Minha fala se propôs a refletir criticamente sobre a categoria demanda por saúde, como fundamento do direito das pessoas ao cuidado, que tem a integralidade das ações como signo da política e efetivo exercício de direitos", disse Roseni. Em pauta, o respeito à alteridade e a responsabilidade coletiva. "Parece-nos pertinente considerar que a tomada de posição dos atores em seu agir político na saúde pode criar espaços de visibilidade dos sujeitos, ao mesmo tempo em que permite avaliar o cultivo de sentimentos de pertença publica, tão necessário ao viver em comunidade".

A IX Jornadas Nacionales de Debate Interdisciplinario en Salud y Población é um encontro acadêmico bianual, organizado pelo Departamento de Saúde do Instituto de Pesquisa Populacional Gino Germani, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Durante três dias, o encontro reuniu cerca de 300 profissionais, pesquisadores e investigadores do campo das ciências sociais de toda a América Latina, em grupos de trabalho, workshops e mesas redondas, para discutir a saúde como um bem comum.

Desta vez, a organização do evento construiu, além das mesas temáticas tradicionais, um novo tipo de trabalho que inclui painéis de discussões com especialistas internacionais sobre questões específicas. Estes temas, assim como as áreas tradicionais, também puderam apresentar pesquisas e experiências dos participantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*