Notícia

CRICS – Brasil –RJ -= 8º Congresso Regional de Informação em Ciência da Saúde recebe reunião das Bibliotecas Virtuais em Saúde.

altA Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em parceria com o Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (CRICS8) realizou entre os dias 14 e 19 de Setembro o 8º Congresso Regional de Ciência da Informação da Saúde. Com a participação de produtores de informação e comunicação, além de intermediários e usuários do Brasil, América Latina e Caribe o evento buscou evidenciar a reflexão dos pesquisadores a respeito dos avanços e desafios por que passam os países em desenvolvimento. O evento abrangeu os campos de informação, gestão do conhecimento e pesquisa em evidências, comunicação científica, biblioteconomia, ciência da informação, metodologias e tecnologias de informação e suas aplicações para o desenvolvimento da pesquisa, além de abordar temas como educação e sistemas de atenção à saúde.
Dentre as atividades realizadas no CRICS8, que este ano priorizou a temática Informação e conhecimento científico para a inovação em saúde, ocorreram reuniões da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), SciELO (Biblioteca Eletrônica Científica on-line), Rede Internacional de Fontes de Informação e Conhecimento para Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (ScientTI), Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP), da Biblioteca Global de Saúde (GHL) e da rede ePORTUGUESe.
 
Com o intuito de aperfeiçoar as discussões propostas, foram realizadas mesas de discussão com os mais variados assuntos ligados à informação em Ciência da Saúde. Deste modo, merece destaque o debate “A iniciativa BVS na Fiocruz: Em prol da qualidade e confiabilidade da informação em C&T em saúde”, realizada no dia 15 de Setembro que contou com a participação da sanitarista Roseni Pinheiro e da Dra. Cecília Minayo, dentre outros pesquisadores. Com os temas Doenças Infecciosas e Parasitárias, Aleitamento Materno, Integralidade, Educação Profissional e Violência na Saúde estes debates abriram espaço para novas e fecundas idéias.
 
Para a Diretora da Rede Sirius de Bibliotecas da UERJ Regina Tinocco, que participou como palestrante do debate “Redes de Cooperação Técnica – Trabalhando em Rede: participação colaborativa na construção de fontes de referência – debilidades e fortalezas”, as discussões levantadas são de extrema importância no sentido de potencializar as discussões e agregar as idéias propostas por cada participante: “O debate é válido para que possamos discutir os problemas e os avanços das experiências vivenciadas por cada pesquisador.” Afirma a diretora, que reitera também, a importância do surgimento da Biblioteca Virtual para as pesquisas sobre práticas e Integralidade: “A BVS Integralidade surgiu com o objetivo de garantir o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da seleção, organização e disseminação da informação em um espaço virtual especializado em Integralidade em Saúde. Iniciativa que assegura ao pesquisador o acesso eficiente e online aos produtos e serviços de qualidade disponibilizados na Internet. O instrumento busca contribuir para o avanço da pesquisa científica no Brasil e na América Latina”, completa.
 
Ao final do debate “A iniciativa BVS na Fiocruz: Em prol da qualidade e confiabilidade da informação em C&T em saúde”, houve ainda o lançamento da Biblioteca Virtual em Saúde “Inocuidade de Alimentos” (Panaftosa/ OPS).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*