Notícia

Cooperação Internacional é destaque no último dia de ABRASCÃO

DSC02153.JPGNa tarde desse domingo, antes da cerimônia de encerramento do ABRASCÃO 2012, um painel sucedido por uma reunião de entidades, instituições e militantes do setor de saúde, discutiu os desafios e perspectivas da cooperação internacional em saúde. O encontro foi marcado pelo compartilhamento de experiências de países como Argentina, Chile, Nicarágua, Canadá, Colômbia, além das diversas regiões do Brasil.

A ideia era que, a partir das atuações de cada instituição em seu respectivo território, fosse possível elencar possibilidades reais de cooperação internacional. A tarde foi produtiva e, ao final da reunião, decidiu-se por uma proposta de cooperação entre as várias instituições, a começar pela criação de um grupo virtual. A ABRASCO assumiu o papel de formatar esse grupo em um primeiro momento, incentivando os participantes a fazer um levantamento de todos os eventos agendados para o campo da saúde no próximo ano e a pensar alguns temas mobilizadores de debates, como o direito à cidadania e à saude.

Participaram do painel Luis Eugênio de Souza (ABRASCO), Luiz Augusto Facchini (ABRASCO), Margaret Hilson (WFPHA), Victor Méndez (ANSAP – NICARAGUA), Sandra Fraifer (presidente da Associación de Médicos Generales y de Familia – Argentina) e José Carvalho de Noronha (ALAMES). Mas muitos representantres de entidades do setor passaram pela reunião, a exemplo de Roseni Pinheiro (Lappis-IMS-UERJ), Mônica Petracci (Faculdad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires), Jane Russo (IMS-UERJ), Paulo Buss (Fiocruz) e Carlos Lima (Conselho Federal de Medicina-Recife), entre outros
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*